Assembleia de Minas - O Poder do Cidadão

Memória Digital - Banco de Pronunciamentos

A ALMG mantém em seu site o Banco de Pronunciamentos, com os textos integrais dos discursos feitos nas reuniões de Plenário por deputados estaduais e convidados (autoridades, conferencistas e homenageados). O objetivo é divulgar a atuação parlamentar e os eventos institucionais realizados no Plenário. Além de ampliar a possibilidade de pesquisa e recuperação dos pronunciamentos, o Banco garante a preservação da informação histórica dos trabalhos legislativos.

O Banco de Pronunciamentos contempla discursos, questões de ordem, decisões de presidência e declarações de voto. Estão disponíveis informações referentes a todos os pronunciamentos desde 1988 e, a partir de 2001, além dos dados referenciais, os textos integrais dos discursos. São dados referenciais: autor, partido, cargo, tipo, resumo, assunto, reunião e em que data e página saiu a publicação desse pronunciamento no Diário do Legislativo. Todas as edições do Diário do Legislativo estão disponíveis na Biblioteca de ALMG, para consulta e cópia.

Pronunciamentos de deputados constituintes
Com as comemorações pelos 20 anos da Constituição, a ALMG passou a oferecer, para consulta, os dados referenciais de pronunciamentos feitos em Plenário por ocasião da IV Assembleia Constituinte, que elaborou a Constituição de 1989. Foram incluídos cerca de 3 mil dados referenciais de pronunciamentos feitos entre agosto de 1988 e dezembro de 1989.

Consulte:

Sugestões de pesquisa de pronunciamentos:

< Voltar


Assembleia de Minas

Rua Rodrigues Caldas, 30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7000