Biênio: 2017-2019
Diretriz
Defender os interesses de Minas e dos mineiros, com diálogo e participação popular.
A diretriz é a orientação temática que traduz o foco de atuação da Mesa, perpassando tanto as atividades finalísticas quanto as prioridades e projetos estratégicos. Ela é definida a cada biênio.
Projetos e prioridades
Consulte os projetos e prioridades definidos pela Mesa da Assembleia para o biênio 2017-2019:
Aprimoramento das normas de pessoal
Objetivo
Promover a análise, revisão e sistematização das normas de pessoal da ALMG.
Resultados
- Aprimoramento e consolidação das normas de pessoal da ALMG, a partir de levantamento prévio de temas, demandas e sugestões
Aprimoramento das práticas participativas da ALMG
Objetivo
Sistematizar uma política institucional de participação e fortalecer, de forma intersetorial, a articulação e o aprimoramento contínuo das práticas participativas, com vistas a potencializar o relacionamento da ALMG com seus públicos.
Resultados
- Concluída a sistematização e publicada uma política institucional de participação, com a definição de conceitos, diretrizes e parâmetros para avaliação e aprimoramento das práticas participativas e dos canais de interação da sociedade com a ALMG
- Criada a comunidade “Participação na ALMG”, no âmbito da Biblioteca Digital disponível no Portal da Casa, com o objetivo de reunir e compartilhar informações e conhecimentos produzidos sobre o tema
Assembleia Cultural
Objetivo
Aprimorar o programa institucional de fomento e apoio a ações culturais, com vistas a ampliar o relacionamento com públicos e contribuir para a valorização institucional.
Resultados
- Concluída a institucionalização do Programa Assembleia Cultural, por meio da publicação da Deliberação 2.666, de 2017, que o regulamenta
Banco de relacionamento com o cidadão
Objetivo
Implementar base de dados de cidadãos interessados em interagir com a ALMG, com vistas a subsidiar ações de comunicação dirigida e relacionamento com públicos.
Resultados
- Concluída a expansão do Cadastro de Cidadão, com a incorporação de novas informações e funcionalidades, inclusive a possibilidade de “login social”, aproveitando-se cadastros existentes em outras redes sociais
- Ampliação de funcionalidades para os integrantes do Banco de Relacionamento com o Cidadão (BRC), com a possibilidade de obtenção de certificados de participação em eventos e de declaração de comparecimento de agentes públicos à ALMG pelo Portal, com recurso de verificação de autenticidade
Construção de novo espaço para eventos
Objetivo
Construir novo auditório na ALMG, com vistas a ampliar a infraestrutura para a realização de reuniões e eventos institucionais.
Resultados
- Construído e inaugurado o Auditório José Alencar Gomes da Silva, novo espaço da ALMG aberto à participação popular, com vistas a atender a crescente presença dos cidadãos nas ações e nos eventos institucionais
Dimensão regional na atuação da ALMG
Objetivo
Implementar sistemática de análise e produção de conhecimentos sobre a regionalização das políticas públicas estaduais, com vistas a subsidiar a atuação político-parlamentar.
Resultados
- Concluída a etapa de disseminação, junto às diversas áreas da Casa, do resultado dos estudos relativos à regionalização das atividades da ALMG no período de 2007 a 2016, desenvolvido com o apoio da PUC Minas
- Destaque para a sistematização de metodologia de construção de mapas para representação da atuação parlamentar nas diferentes regiões do Estado, contemplando a realização de audiências, visitas e requerimentos, por área de política pública
Expansão do Parlamento Jovem de Minas
Objetivo
Promover a reestruturação do Parlamento Jovem de Minas, com vistas a ampliar a participação de municípios das diversas regiões do Estado.
Resultados
- Elaborado e implementado modelo de expansão do PJ Minas, com a instituição de coordenações regionais, ampliando a possibilidade de participação das câmaras municipais mineiras e fortalecendo as parcerias entre as instituições envolvidas
Gestão do conhecimento no âmbito da ALMG
Objetivo
Elaborar modelo de gestão do conhecimento para a ALMG, com vistas à articulação de políticas, metodologias e tecnologias para a criação, organização, uso e difusão e conhecimentos institucionais.
Resultados
- Iniciados estudos relativos à implementação da gestão do conhecimento no âmbito da ALMG
Implantação da Política de Comunicação Institucional
Objetivo
Alinhar o sistema de comunicação da ALMG à Política de Comunicação Institucional, por meio de inovações e de melhorias em iniciativas já existentes.
Resultados
- Teve continuidade a implementação da política de comunicação da ALMG, por meio da definição e da execução de planos estratégicos e de melhoria relacionados às iniciativas de comunicação existentes e aos públicos prioritários para a instituição
- Implantado o Programa Colabora!, com a realização de diversas atividades voltadas para a disseminação e a incorporação dos conceitos e atributos da política de comunicação ao dia a dia de trabalho dos servidores da Diretoria de Comunicação Institucional (DCI)
- Desenvolvimento de estudos e análises de caráter estratégico, relativos à “presença digital da ALMG” e ao mapeamento de conteúdos comunicacionais
- Concluídas ações de melhoria em relação a iniciativas de comunicação destinadas a públicos prioritários para a instituição
Melhorias de recursos de TI para gabinetes
Objetivo
Aprimorar a infraestrutura e as soluções tecnológicas disponibilizadas para os gabinetes, com vistas a otimizar o suporte prestado à atuação parlamentar.
Resultados
- Implementadas importantes melhorias no Sistema de Apoio Parlamentar (Sisap), como a realização de backup automático em rede e a incorporação de novas funcionalidades ao Sisap Web
- Lançado o aplicativo Sisap Mobile, ampliando a família de produtos do Sistema de Apoio Parlamentar. Implementadas melhorias nas versões desktop e web, em termos de interface, relatórios e controles de segurança
- Disponibilizado o novo serviço Webdrive para compartilhamento de documentos com equipes e parceiros externos
- Consolidada a renovação dos recursos de impressão
Melhorias no Espaço Parlamentar da Cidade Administrativa
Objetivo
Aprimorar a infraestrutura do Espaço Parlamentar na Cidade Administrativa e os serviços prestados aos parlamentares e assessores.
Resultados
- Concluídas as melhorias do Espaço Parlamentar da Cidade Administrativa
- Aprimorada a divulgação, na intranet, dos serviços oferecidos pelo Espaço Parlamentar
Modernização da Biblioteca
Objetivo
Promover a readequação das instalações da Biblioteca da ALMG, com vistas a contribuir para o aprimoramento do suporte informacional às atividades institucionais.
Resultados
- Concluída a reforma da Biblioteca Deputado Camilo Prates, com a implementação de diversas melhorias voltadas para o aprimoramento do suporte informacional aos parlamentares e servidores
Política de provisão de pessoas
Objetivo
Desenvolver política de provisão de pessoas no âmbito da ALMG, com diretrizes e alternativas para atendimento às necessidades de pessoal da instituição.
Resultados
- Promovida a atualização e o fomento à utilização do dimensionamento de pessoal como ferramenta de planejamento e gestão pelos diversos setores da Casa
- Em andamento a elaboração de política de provisão de pessoas na ALMG
Política institucional de gestão de documentos
Objetivo
Elaborar e implementar política institucional de gestão de documentos, especialmente com relação aos macroprocessos administrativos geradores de grandes volumes documentais.
Resultados
Implementação da gestão de documentos na ALMG, com a sua aplicação aos macroprocessos geradores dos maiores volumes documentais, relativos à gestão financeira e orçamentária, à gestão de compras e contratos, e à gestão de pessoas.
Portal Mobile Versão 2.0
Objetivo
Desenvolver e incorporar ferramentas de participação e efetuar melhorias no Portal ALMG Mobile, com vistas a ampliar o relacionamento com o cidadão e aprimorar o acesso à informação.
Resultados
Evolução do Portal da Assembleia na versão mobile, voltada para smartphones e tablets, com ênfase na ampliação de canais de participação, incluindo a disponibilização das Reuniões Interativas e da ferramenta “Dê sua Opinião sobre Projetos em Tramitação”.
Programa de formação e interação com professores
Objetivo
Desenvolver programa de relacionamento com professores do ensino fundamental e médio, com vistas a fomentar e apoiar a abordagem de temas ligados ao Poder Legislativo e à cidadania no âmbito educacional.
Resultados
- Ampliadas as iniciativas de fomento à disseminação de conteúdos relativos à cidadania, à política e ao Legislativo no ambiente escolar, por intermédio da formação e interação com professores, incluindo:
- Implementação da nova seção destinada à Educação para Cidadania do Portal da ALMG, com áudios, vídeos e planos de atividade para professores do ensino fundamental e médio
- Conclusão da concepção do Programa Professor no Parlamento, com a oferta de curso-piloto a distância
Promoção da saúde
Objetivo
Aprimorar as ações de promoção da saúde voltadas a deputados e servidores da ALMG.
Resultados
Aprimoramento das ações voltadas para a promoção da saúde de deputados e servidores, com o fortalecimento de práticas e campanhas de prevenção, bem como com a racionalização das atividades de assistência prestadas diretamente pela ALMG.
Racionalização de gastos administrativos
Objetivo
Promover o acompanhamento de ações de racionalização e melhoria de gastos no âmbito administrativo da ALMG.
Resultados
Mantido o esforço de racionalização de gastos administrativos.
Racionalização de gastos com eventos
Objetivo
Implementar e monitorar medidas de racionalização dos gastos com a realização de atividades e eventos.
Resultados
Mantido o esforço de racionalização de gastos com a realização de eventos institucionais.
Requalificação do Memorial da Assembleia de Minas
Objetivo
Promover a requalificação do Memorial da Assembleia de Minas, por meio da revisão de conteúdos e recursos expográficos e da incorporação de acervo bibliográfico relacionado à história política do Estado.
Resultados
Inaugurado o novo Memorial do Legislativo Mineiro, contribuindo para o resgate, a preservação e a disseminação da história e da memória política do Estado.
Sinal – Sinalização digital da ALMG
Objetivo
Implementar a sinalização digital nos espaços da ALMG, com vistas a aprimorar a orientação e a comunicação com cidadãos e servidores nas dependências da instituição.
Resultados
- Implementado o sistema de sinalização digital da Assembleia, com vistas à disseminação de conteúdos e serviços para servidores e cidadãos que circulam pelo Palácio da Inconfidência
- Concluída a infraestrutura necessária à expansão da sinalização digital para outras dependências da ALMG
Sistema Gestão de Eventos versão 2.0
Objetivo
Desenvolver e incorporar novas funcionalidades ao Sistema de Gestão de Eventos, com vistas a otimizar o fluxo de trabalho para realização de eventos na ALMG.
Resultados
- Evolução do Sistema de Gestão de Eventos (SGE), com a implementação do módulo de “produtos e serviços”, facilitando a comunicação e a logística de organização dos eventos da Casa
- Integração do SGE com o Sistema de Reuniões de Plenário
- Implementadas melhorias nos módulos e funcionalidades já existentes
Suporte à gestão de gabinetes parlamentares
Objetivo
Promover ações de desenvolvimento gerencial para gabinetes, com vistas a contribuir para o aprimoramento da gestão do mandato parlamentar.
Resultados
- Realizado o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) voltado para os chefes de gabinetes parlamentares
- Concluída a etapa de compartilhamento e da divulgação dos resultados das praticagens, voltadas para a aplicação de metodologias de gestão de processos
Transmissão interativa das comissões
Objetivo
Implementar sistemática para transmissão de reuniões de comissões ao vivo, pela internet, com vistas a permitir o seu acompanhamento pelo cidadão, com recursos de interatividade.
Resultados
- Implementadas as Reuniões Interativas, permitindo a qualquer interessado assistir e participar a distância, em tempo real, pelo Portal da Assembleia, de audiências e debates promovidos no âmbito das comissões, enviando perguntas a deputados e convidados ou interagindo com outros cidadãos
- Implementada a transmissão por streaming também para as reuniões de Plenário
São 9 as prioridades de ação definidas para dar continuidade à implementação do Direcionamento Estratégico Assembleia 2020 no biênio 2017-2019:
1 – Ampliação e aprimoramento de canais de participação e interação do cidadão com a Assembleia de Minas
2 – Melhoria da infraestrutura para realização de eventos e participação da sociedade
3 – Modernização do suporte tecnológico e informacional ao processo legislativo
4 – Aprimoramento do suporte ao trabalho dos gabinetes
5 – Fortalecimento da comunicação e do relacionamento da ALMG com a sociedade
6 – Ampliação das ações de educação para cidadania e formação política da sociedade
7 – Implementação de nova política de gestão de pessoas
8 – Melhoria da qualidade e eficiência dos gastos
9 – Desenvolvimento organizacional