Escola do Legislativo: Pós-graduação
Especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas
Informações gerais
- Pós-graduação lato sensu
- Titulação: Especialista em Poder Legislativo e Políticas Públicas
- Público:
- Parlamentares e servidores da ALMG
- Cidadãos que interagem com o Legislativo
- Objetivo:
- Formar profissionais qualificados para a interação com o Legislativo
- Formar profissionais que contribuam com políticas públicas
- Curso reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação
Turma 2024/25
- Período do curso: De 5 de abril de 2024 a 12 de dezembro de 2025
- Carga horária: total de 360 horas, em 15 disciplinas de 24 horas cada
Para mais informações e avisos: acesse o ambiente virtual da Escola do Legislativo
Inscrições
De 1º de fevereiro a 29 de fevereiro de 2024.
Os documentos deverão ser enviados para o e-mail da secretaria da Escola do Legislativo (escola.eventos@almg.gov.br).
Vagas
40 vagas, sendo 20 para servidores da ALMG e 20 para o público externo.
Caso não sejam assim preenchidas, poderão ser redistribuídas de acordo com a classificação no processo seletivo.
Documentos para inscrição
- Ficha de inscrição devidamente preenchida.
- Cópia de documento de identidade com foto.
Prova
8 de março de 2024
Horário: 14 às 17 horas
Local: Escola do Legislativo da ALMG
Como é a prova:
- Escrita eliminatória com uma questão dissertativa.
- Texto indicado para a prova:
A pandemia e seu impacto na democracia, de Ricardo Fabrino Mendonça.
Resultado da seleção
20 de março de 2024, no Portal ALMG
Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 60% dos pontos na prova.
Matrícula e custos
25 de março a 3 de abril de 2024.
Local: Escola do Legislativo da ALMG
Como chegar
Documentos para matrícula
- Cópia do documento comprobatório do curso de graduação, acompanhado do original para conferência.
- Currículo (preferencialmente Currículo Lattes).
- Comprovante de pagamento da 1ª mensalidade.
Os demais documentos a serem preenchidos serão disponibilizados pela Secretaria da Escola do Legislativo, no ato da matrícula.
Pagamento
- Os alunos externos deverão efetuar o pagamento de R$ 360,00, por meio de transferência bancária. Os dados para a transferência serão informados após a divulgação dos resultados.
Esse valor corresponde à 1ª parcela do curso. As demais 17 serão quitadas por meio de boleto bancário. - Servidores/as da ALMG receberão orientações sobre o auxílio à formação profissional após a divulgação da lista de aprovados/as. A matrícula será confirmada apenas após a comprovação de obtenção do benefício. Caso o requerimento do auxílio seja indeferido, as 18 parcelas serão pagas por meio de boleto bancário.
Matrícula em disciplinas isoladas
- É permitida a matrícula em até 3 disciplinas isoladas a cada ano.
- O requerimento deve ser entregue na secretaria da ELE, no prazo de 7 dias úteis antes da data de início da disciplina, conforme calendário das aulas.
- Para cada disciplina isolada, será gerado um boleto bancário em nome do requerente, no valor de R$ 360,00, correspondente a uma mensalidade (não se aplica a servidores da ALMG).
Linhas de pesquisa
O curso está estruturado em 3 linhas de pesquisa, cada uma subdividida em 3 temáticas específicas:
I. Cidadania e políticas públicas
1. Educação para a cidadania
2. As políticas sociais e a questão das desigualdades
3. Planejamento e controles da gestão pública
II. Parlamento e sistema político
1. A prática político-parlamentar
2. Sistemas eleitorais e reforma política
3. Partidos políticos no Brasil
III. Constituição e democracia
1. Democracia participativa no Parlamento
2. Desafios do constitucionalismo democrático
3. Atividade legislativa no Estado Democrático de Direito
Disciplinas
- Comunicação e Política
- Controle e fiscalização parlamentar
- Estado, serviço público e sociedade
- Federalismo, regionalização e políticas públicas
- Finanças públicas e sistema orçamentário
- Metodologia da pesquisa científica
- Orientação metodológica para TCC
- Parlamento e políticas públicas
- Parlamento, linguagem e texto normativo
- Políticas públicas e participação social
- Poder Legislativo
- Política e Direito
- Processo legislativo e produção normativa
- Sistemas eleitorais e partidários
- Teorias da Democracia
Coordenação
Prof. Dr. Guilherme Wagner Ribeiro
Profª. Drª. Stefania de Resende Negri
Corpo docente
Prof. Dr. Anderson Marinho Maia
Prof. Dr. Bernardo Costa Couto de A. Maranhão
Prof. Dr. Bernardo Motta Moreira
Prof. Dr. Eduardo Moreira da Silva
Prof.ª Drª Eleonora Schettini Martins Cunha
Profª Drª Eliara Santana Ferreira
Prof. Dr. Fabrício Augusto Oliveira
Prof. Dr. Guilherme Wagner Ribeiro
Prof. Me. Gustavo Gomes Machado
Prof. Me. José Alcione Bernardes Júnior
Prof. Me. Leonardo Carneiro Assumpção Vieira
Prof. Dr. Manoel Leonardo W. Duarte dos Santos
Prof. Me. Marcos de Castro Alvarenga
Prof. Dr. Rafael Dilly Patrús
Prof.ª Drª Rita de Cássia Leal Fonseca dos Santos
Prof.ª Drª Soraia Aparecida Belton Ferreira
Prof. Dr. Wladimir Leal Rodrigues Dias
Turma 2023/24
- Período do curso: De 31 de março de 2023 a 13 de dezembro de 2024
- Carga horária: total de 360 horas, em 15 disciplinas de 24 horas cada
Inscrições
De 6 de fevereiro a 1º de março de 2023
Observação: o processo seletivo complementar teve inscrições abertas entre 9 e 14 de março de 2023.
Local: Escola do Legislativo da ALMG
Vagas
40 vagas, sendo 20 para servidores da ALMG e 20 para o público externo. Caso não sejam assim preenchidas, poderão ser redistribuídas de acordo com a classificação no processo seletivo.
Documentos para inscrição
- Ficha de inscrição devidamente preenchida.
- Cópia do documento de identidade com foto, acompanhado do original para conferência.
Prova
3 de março de 2023
Observação: o processo seletivo complementar teve provas realizadas em 15 de março de 2023.
Horário: 14 às 17 horas
Local: Escola do Legislativo da ALMG
Como é a prova:
- Escrita eliminatória com uma questão dissertativa
- Texto indicado para a prova:
Democracia digital e o processo de abertura dos parlamentos, de Rafael Cardoso Sampaio e Isabele Batista Mitozo.
Esse artigo está no livro A elaboração legislativa em perspectiva crítica.
Resultado da seleção
17 de março de 2023, no Portal ALMG
Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 60% dos pontos na prova.
Matrícula e custos
De 20 a 28 de março de 2023
Local: Escola do Legislativo da ALMG
Documentos para matrícula
- Cópia do documento comprobatório do curso de graduação, acompanhado do original para conferência.
- Currículo (preferencialmente Currículo Lattes).
- Uma foto 3x4 para confecção da carteira de identificação do estudante.
- Comprovante de pagamento da 1ª mensalidade.
Os demais documentos a serem preenchidos serão disponibilizados pela Secretaria da Escola do Legislativo, no ato da matrícula.
Pagamento
- Os alunos externos deverão efetuar o pagamento de R$ 360,00, por meio de transferência bancária. Os dados para a transferência serão informados após a divulgação dos resultados.
Esse valor corresponde à 1ª parcela do curso. As demais 17 serão quitadas por meio de boleto bancário. - Servidores da ALMG com intenção de solicitar o auxílio à formação profissional receberão as orientações, quando for divulgada a lista de aprovados. Caso o requerimento do benefício seja indeferido, as 18 parcelas serão pagas por meio de boleto bancário.
Matrícula em disciplinas isoladas
- É permitida a matrícula em até 3 disciplinas isoladas a cada ano.
- O requerimento deve ser entregue na secretaria da ELE, no prazo de 7 dias úteis antes da data de início da disciplina, conforme calendário das aulas.
- Para cada disciplina isolada, será gerado um boleto bancário em nome do requerente, no valor de R$ 360,00, correspondente a uma mensalidade (não se aplica a servidores da ALMG).
Linhas de pesquisa
O curso está estruturado em 3 linhas de pesquisa, cada uma subdividida em 3 temáticas específicas:
I. Cidadania e políticas públicas
1. Educação para a cidadania
2. As políticas sociais e a questão das desigualdades
3. Planejamento e controles da gestão pública
II. Parlamento e sistema político
1. A prática político-parlamentar
2. Sistemas eleitorais e reforma política
3. Partidos políticos no Brasil
III. Constituição e democracia
1. Democracia participativa no Parlamento
2. Desafios do constitucionalismo democrático
3. Atividade legislativa no Estado Democrático de Direito
Disciplinas
- Comunicação e Política
- Controle e fiscalização parlamentar
- Estado, serviço público e sociedade
- Federalismo, regionalização e políticas públicas
- Finanças públicas e sistema orçamentário
- Metodologia da pesquisa científica
- Orientação metodológica para TCC
- Parlamento e políticas públicas
- Parlamento, linguagem e texto normativo
- Políticas públicas e participação social
- Poder Legislativo
- Política e Direito
- Processo legislativo e produção normativa
- Sistemas eleitorais e partidários
- Teorias da Democracia
Coordenação
- Prof. Dr. Guilherme Wagner Ribeiro
- Profª. Drª. Stefania de Resende Negri
Corpo docente
- Prof.ª Drª Ana Paola de Morais Amorim Valente
- Prof. Dr. Anderson Marinho Maia
- Prof. Me. Bernardo Costa Couto de A. Maranhão
- Prof. Dr. Bernardo Motta Moreira
- Prof.ª Drª Eleonora Schettini Martins Cunha
- Profª Drª Eliara Santana Ferreira
- Prof. Dr. Fabrício Augusto Oliveira
- Prof. Dr. Guilherme Wagner Ribeiro
- Prof. Me. Gustavo Gomes Machado
- Prof. Me. José Alcione Bernardes Júnior
- Prof. Me. Leonardo Carneiro Assumpção Vieira
- Prof. Me. Leonardo Carvalho Ladeira
- Prof. Dr. Manoel Leonardo W. Duarte dos Santos
- Prof. Me. Marcos de Castro Alvarenga
- Prof. Me. Rafael Dilly Patrús
- Prof.ª Drª Rita de Cássia Leal Fonseca dos Santos
- Prof.ª Drª Soraia Aparecida Belton Ferreira
- Prof. Dr. Wladimir Leal Rodrigues Dias
Turma 2021/23
Informações sobre o curso
Período do curso: De 17 de setembro de 2021 a 28 de julho de 2023
Carga horária: total de 384 horas, em 16 disciplinas de 24 horas cada
Inscrições para processo seletivo: de 29 de junho a 30 de julho de 2021
Custo total: R$ 6.480,00, divididos em 18 parcelas mensais de R$ 360,00
Prova escrita
Prova escrita eliminatória, realizada no dia 6 de agosto de 2021, sexta-feira, das 14 às 17 horas, no ambiente virtual, observando o seguinte:
- O candidato deverá acessar o ambiente virtual e ingressar na página “Especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas – Turma 2021”.
- Haverá um link de registro de presença e um link de acesso à videoconferência (plataforma zoom), no qual todos deverão entrar e nele permanecer, com câmera aberta, durante a realização da prova.
- Terminada a prova, o candidato deverá enviar a prova por meio do local indicado para upload no ambiente virtual.
A prova escrita constará de uma questão dissertativa, com base em texto que ficará disponível para consulta do candidato, no ambiente virtual, 10 minutos antes do início da prova
Resultado da seleção
24 de agosto de 2021
Período de inscrições
De 28 de junho a 30 de julho de 2021
Vagas
40 vagas, sendo 20 para servidores da ALMG e 20 para o público externo.
Orientações para as inscrições
Para realizar a inscrição, o candidato deverá observar o seguinte:
- Cadastre-se no ambiente virtual, entrando em ead.almg.gov.br. Na seção “Acesso”, clique em “Criar uma conta”. Preencha o formulário e siga os passos informados (se você já tiver um cadastro, ignore esta etapa).
- Após ter realizado o cadastro, visite a página de inscrição. Acesse o ambiente virtual (ead.almg.gov.br) e digite o nome de usuário e senha cadastrados. Procure a aba “Especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas – Turma 2021” na lista de cursos. Caso você receba uma mensagem de segurança, clique em “continuar” ou em “abrir exceção” (o site é seguro).
- Na página do curso, entre em “faça sua inscrição”, informe seus dados pessoais e anexe (upload) a documentação solicitada a seguir, no espaço próprio.
Dúvidas e problemas de cadastramento e acesso devem ser encaminhados para suporte.ead@almg.gov.br
Documentos para inscrição
- Ficha de inscrição devidamente preenchida no ambiente virtual (ead.almg.gov.br)
- Uma foto 3×4
- Cópia do documento comprobatório do curso de graduação
- Cópia do documento de identidade
- Currículo (preferencialmente Currículo Lattes)
- Os originais do comprovante de graduação e do documento de identidade deverão ser apresentados na matrícula do aluno, para fins de conferência
Período de matrícula
De 27 de agosto a 10 de setembro de 2021
Documentos para matrícula
- Os documentos a serem preenchidos serão disponibilizados pela secretaria da Escola do Legislativo, no ato da matrícula.
- Os alunos externos deverão efetuar o pagamento de R$ 360,00, por meio de transferência bancária. Os dados para a transferência serão informados posteriormente.
Esse valor corresponde à 1ª parcela do curso, as demais serão quitadas por meio de boleto bancário. - Servidores da ALMG com intenção de solicitar o auxílio à formação profissional receberão as orientações quando for divulgada a lista de aprovados. Caso o requerimento do benefício seja indeferido, as 18 parcelas serão pagas por meio de boleto bancário.
Matrícula em disciplinas isoladas
- É permitida a matrícula em até 3 disciplinas isoladas a cada ano.
- O requerimento deve ser entregue na secretaria da ELE, no prazo de 7 dias úteis antes da data de início da disciplina, conforme calendário das aulas.
- Para cada disciplina isolada, será gerado um boleto bancário em nome do requerente, no valor de R$ 360,00, correspondente a uma mensalidade.
Carga horária
- 11 disciplinas presenciais
- Encontros semanais, às sextas-feiras, das 14 às 17 horas.
- 1 hora de atividades à distância, assíncronas, no ambiente virtual da Escola do Legislativo.
- 4 disciplinas concentradas em 5 dias consecutivos
- Em fevereiro e julho de 2022 e de 2023. Previsão de horário entre 14 e 18 horas.
- 4 horas de atividades a distância.
- 1 disciplina semipresencial – Orientação Metodológica para TCC
- 22 horas no ambiente de educação a distância da Escola do Legislativo.
- 2 horas presenciais, em datas a serem definidas com a turma.
Período emergencial relativo à pandemia de Covid19
Durante o período emergencial relativo à pandemia da covid19, as aulas ocorrerão no ambiente virtual da Escola do Legislativo, com atividades síncronas na plataforma Zoom, as quais poderão ser complementadas com atividades assíncronas.
A coordenação poderá estabelecer outras formas de realização das aulas, se necessário.
Lista de disciplinas
- Comunicação e política
- Controle e fiscalização parlamentar
- Estado, serviço público e sociedade
- Federalismo, regionalização e políticas públicas
- Finanças públicas e sistema orçamentário
- Metodologia da pesquisa científica
- Orientação metodológica para TCC
- Parlamento e políticas públicas
- Parlamento, linguagem e texto normativo
- Participação e políticas públicas
- Poder legislativo
- Política e direito
- Políticas sociais, cidadania e desigualdade
- Processo legislativo e produção normativa
- Sistemas eleitorais e partidários
- Teorias da democracia
Linhas de pesquisa
O curso está estruturado em 3 linhas de pesquisa, cada uma subdividida em 3 temáticas específicas:
I. Cidadania e políticas públicas
1. Educação para a cidadania
2. As políticas sociais e a questão das desigualdades
3. Planejamento e controles da gestão pública
II. Parlamento e sistema político
1. A prática político-parlamentar
2. Sistemas eleitorais e reforma política
3. Partidos políticos no Brasil
III. Constituição e democracia
1. Democracia participativa no Parlamento
2. Desafios do constitucionalismo democrático
3. Atividade legislativa no Estado Democrático de Direito
Coordenação
- Prof. Dr. Guilherme Wagner Ribeiro
- Profª. Drª. Stefania de Resende Negri
- Prof. Dr. Wladimir Leal Rodrigues Dias
Corpo docente
- Prof. Dr. Alexandre Bossi Queiroz
- Prof.ª Drª Ana Paola de Morais Amorim Valente
- Prof. Dr. Anderson Marinho Maia
- Prof. Me. Bernardo Costa Couto de A. Maranhão
- Prof. Dr. Bernardo Motta Moreira
- Prof.ª Drª Eleonora Schettini Martins Cunha
- Prof. Dr. Fabrício Augusto Oliveira
- Prof. Dr. Guilherme Wagner Ribeiro
- Prof. Me. Gustavo Gomes Machado
- Prof. Me. José Alcione Bernardes Júnior
- Prof. Me. Leonardo Carneiro Assumpção Vieira
- Prof. Me. Leonardo Carvalho Ladeira
- Prof. Dr. Manoel Leonardo W. Duarte dos Santos
- Prof. Me. Marcos de Castro Alvarenga
- Prof.ª Me. Margarete Diniz Braz da Silva
- Prof.ª Esp. Maria Regina Álvares Magalhães
- Prof. Me. Rafael Dilly Patrús
- Prof.ª Drª Rita de Cássia Leal Fonseca dos Santos
- Prof.ª Drª Soraia Aparecida Belton Ferreira
- Prof. Dr. Wladimir Leal Rodrigues Dias
Turma 2020/21
Titulação: Especialista em Poder Legislativo e Políticas Públicas
Público-alvo
- Parlamentares
- Servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e de outras casas legislativas
- Servidores de outros órgãos públicos
- Profissionais e cidadãos que interagem com o Parlamento ou se interessam pelo tema “Poder Legislativo e Políticas Públicas”
Informações gerais
- 13 disciplinas com encontros semanais, às sextas-feiras, das 14 às 16 horas e das 16 às 18 horas
- 2 disciplinas concentradas em 4 dias consecutivos, no final de julho de 2020 e de julho de 2021
- 1 disciplina semipresencial – Orientação Metodológica para TCC:
- 22 horas no ambiente de educação a distância da Escola do Legislativo
- 2 horas presenciais, em datas a serem definidas com a turma
Lista de disciplinas
- Comunicação e política
- Controle e fiscalização parlamentar
- Estado, serviço público e sociedade
- Federalismo, regionalização e políticas públicas
- Finanças públicas e sistema orçamentário
- Metodologia da pesquisa científica
- Orientação metodológica para TCC
- Parlamento e políticas públicas
- Parlamento, linguagem e texto normativo
- Participação e políticas públicas
- Poder legislativo
- Política e direito
- Políticas sociais, cidadania e desigualdade
- Processo legislativo e produção normativa
- Sistemas eleitorais e partidários
- Teorias da democracia
Matrícula em disciplinas isoladas
- É permitida a matrícula em até 3 disciplinas isoladas por ano
- O requerimento deve ser entregue na secretaria da Escola do Legislativo (ELE), no prazo de 7 dias úteis antes da data de início da disciplina, conforme calendário das aulas
- Para cada disciplina isolada será gerado um boleto bancário em nome do requerente, no valor de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais), correspondente a uma mensalidade
Coordenação
- Profª. Drª. Stefania de Resende Negri
- Prof. Dr. Wladimir Leal Rodrigues Dias
Corpo docente
- Prof. Dr. Alexandre Bossi Queiroz
- Prof.ª Drª Ana Paola de Morais Amorim Valente
- Prof. Ms. Antônio José Calhau de Resende
- Prof. Ms. Bernardo Augusto Ferreira Duarte
- Prof. Ms. Bernardo Costa Couto de A. Maranhão
- Prof.ª Drª Eleonora Schettini Martins Cunha
- Prof. Dr. Fabrício Augusto Oliveira
- Prof. Dr. Guilherme Wagner Ribeiro
- Prof. Ms. Gustavo Gomes Machado
- Prof. Ms. José Alcione Bernardes Júnior
- Prof. Ms. Leonardo Carneiro Assumpção Vieira
- Prof. Ms. Leonardo Carvalho Ladeira
- Prof. Dr. Manoel Leonardo W. Duarte dos Santos
- Prof. Ms. Marcos de Castro Alvarenga
- Prof.ª Ms. Margarete Diniz Braz da Silva
- Prof.ª Esp. Maria Regina Álvares Magalhães
- Prof.ª Drª Rita de Cássia Leal Fonseca dos Santos
- Prof.ª Drª Stefania de Resende Negri
- Prof. Dr. Wladimir Leal Rodrigues Dias
Período de inscrições: De 20 de janeiro a 7 de fevereiro de 2020
Local: Escola do Legislativo da ALMG (Av. Olegário Maciel, 2.161 – Lourdes – Belo Horizonte/MG)
Vagas: 40, sendo 20 vagas para servidores da ALMG e 20 para o público externo
Documentos para inscrição
- Ficha de inscrição impressa e preenchida
- Uma foto 3 x 4
- Cópia do documento de identidade
- Cópia do documento comprovatório do curso de graduação, acompanhado do original para conferência
- Currículo (preferencialmente, currículo Lattes).
Seleção
- Prova escrita eliminatória, realizada em 12 de fevereiro de 2020, quarta-feira, das 14 às 17 horas, na Escola do Legislativo da ALMG
- A prova escrita constará de 1 questão dissertativa, com base no texto "A dimensão social da cidadania", de Bryan R. Roberts, publicado na Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 12, n. 33, fev. de 1997
- O texto poderá ser consultado durante a prova
Resultado da seleção: Dia 21 de fevereiro de 2020
Período de matrícula: De 27 de fevereiro a 4 de março de 2020
Documentos
- Os documentos a serem preenchidos serão disponibilizados pela secretaria da Escola do Legislativo, no ato da matrícula
- Os alunos externos, bem como os internos que já usufruem do auxílio à formação profissional para cursar outras atividades, deverão efetuar o pagamento de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais), em cheque, no ato da matrícula. Esse valor corresponde à 1ª parcela do curso
- Os alunos internos com intenção de solicitar o auxílio à formação profissional receberão as orientações no ato da matrícula. Caso o requerimento do benefício seja indeferido, as 18 parcelas deverão ser pagas por meio de boleto bancário
Turma 2019/20
Titulação: Especialista em Poder Legislativo e Políticas Públicas
Público-alvo
- Parlamentares
- Servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e de outras casas legislativas
- Servidores de outros órgãos públicos
- Profissionais e cidadãos que interagem com o Parlamento ou se interessam pelo tema “Poder Legislativo e Políticas Públicas”
Informações gerais
- Carga horária total de 384 horas, divididas em 16 disciplinas de 24 horas cada
- 12 disciplinas presenciais com encontros semanais às sextas-feiras, das 14 às 18 horas
- 13 disciplinas com encontros semanais, às sextas-feiras, das 14 às 18 horas
- 2 disciplinas concentradas em 4 dias consecutivos, na última semana de julho de 2019 e de julho de 2020
- 1 disciplina semipresencial – Orientação metodológica para TCC:
- 22 horas a distância, pelo ambiente de educação a distância da Escola do Legislativo
- 2 horas presenciais, em datas a serem definidas com a turma
Lista de disciplinas
- Comunicação e política
- Controle e fiscalização parlamentar
- Estado, serviço público e sociedade
- Federalismo, regionalização e políticas públicas
- Finanças públicas e sistema orçamentário
- Metodologia da pesquisa científica
- Orientação metodológica para TCC
- Parlamento e políticas públicas
- Parlamento, linguagem e texto normativo
- Participação e políticas públicas
- Poder legislativo
- Política e direito
- Políticas sociais, cidadania e desigualdade
- Processo legislativo e produção normativa
- Sistemas eleitorais e partidários
- Teorias da democracia
Matrícula em disciplinas isoladas
- É permitida a matrícula em até 3 disciplinas isoladas por ano
- O requerimento deve ser entregue na secretaria da Escola do Legislativo (ELE), no prazo de 7 dias úteis antes da data de início da disciplina, conforme calendário das aulas
- Para cada disciplina isolada será gerado um boleto bancário em nome do requerente, no valor de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais), correspondente a uma mensalidade
Coordenação
- Profª. Drª. Stefania de Resende Negri
- Prof. Dr. Wladimir Leal Rodrigues Dias
Corpo docente
- Prof. Dr. Alexandre Bossi Queiroz
- Prof.ª Drª Ana Paola de Morais Amorim Valente
- Prof. Ms. Antônio José Calhau de Resende
- Prof. Ms. Bernardo Augusto Ferreira Duarte
- Prof. Ms. Bernardo Costa Couto de A. Maranhão
- Prof.ª Drª Eleonora Schettini Martins Cunha
- Prof. Dr. Fabrício Augusto Oliveira
- Prof. Dr. Guilherme Wagner Ribeiro
- Prof. Ms. Gustavo Gomes Machado
- Prof. Ms. José Alcione Bernardes Júnior
- Prof. Ms. Leonardo Carneiro Assumpção Vieira
- Prof. Ms. Leonardo Carvalho Ladeira
- Prof. Dr. Manoel Leonardo W. Duarte dos Santos
- Prof. Ms. Marcos de Castro Alvarenga
- Prof.ª Ms. Margarete Diniz Braz da Silva
- Prof.ª Esp. Maria Regina Álvares Magalhães
- Prof.ª Drª Rita de Cássia Leal Fonseca dos Santos
- Prof.ª Drª Stefania de Resende Negri
- Prof. Dr. Wladimir Leal Rodrigues Dias
Período de inscrições: De 14 de janeiro a 5 de fevereiro de 2019
Local: Escola do Legislativo da ALMG (Av. Olegário Maciel, 2.161 – Lourdes – Belo Horizonte/MG)
Vagas: 40 vagas, sendo 20 para servidores da ALMG e 20 para o público externo
Documentos para inscrição
- Ficha de inscrição impressa e preenchida
- Uma foto 3 x 4
- Cópia do documento de identidade
- Cópia do documento comprovatório do curso de graduação, acompanhado do original para conferência
- Currículo (preferencialmente currículo Lattes
Seleção
- Prova escrita eliminatória, no dia 8 de fevereiro de 2019, das 14 às 17 horas, na Escola do Legislativo da ALMG
- Texto base: “Poder Legislativo e políticas públicas. Uma abordagem preliminar”, de TORRENS, Antonio Carlos (In: Revista de informação legislativa, Brasília (Senado Federal), ano 50, no 197, jan./mar. 2013, p.189-204).
Resultado da seleção: Dia 22 de fevereiro de 2019
Período de matrícula: De 25 de fevereiro a 1º de março de 2019
Documentos para matrícula e pagamento
- Os documentos a serem preenchidos serão disponibilizados pela secretaria da Escola do Legislativo, no ato da matrícula
- Os alunos externos, bem como os internos que já usufruem do auxílio à formação profissional para cursar outras atividades, deverão efetuar o pagamento de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais), em cheque, no ato da matrícula. Esse valor corresponde à 1ª parcela do curso
- Os alunos internos com intenção de solicitar o auxílio à formação profissional receberão as orientações no ato da matrícula. Caso o requerimento do benefício seja indeferido, as 18 parcelas deverão ser pagas por meio de boleto bancário
Turma 2018/19 e anteriores
Elegibilidade: Discentes das turmas dos anos 2018/19 e anteriores sem certificação na Especialização
Objetivo: Permitir a conclusão da Especialização a discentes que não finalizaram o curso dentro dos prazos previstos
Justificativa
- Discentes que não obtiveram certificação, apesar de inscritos no curso em turmas já encerradas, têm demandado a possibilidade de concluir a Especialização
- As pendências se referem ao cumprimento dos créditos – por reprovação ou trancamento – e à defesa do TCC
- O cenário de pandemia torna evidente a necessidade de conclusão dos estudos e da capacitação para possibilitar aos demandantes melhores condições de enfrentamento aos desafios nos campos econômico e social
- Cientes da importância da função educativa do Parlamento e de seu papel na formação política e na educação legislativa e para a cidadania, as gerências da ELE e a coordenação da Especialização analisaram dados sobre evasão, ponderaram sobre alternativas para a resolução de pendências, verificaram eventuais prejuízos às turmas em andamento e concluíram pela viabilidade de se promover um esforço concentrado para, em caráter excepcional e cumpridas determinadas exigências, possibilitar a conclusão da Especialização
Novos prazos
- Para cursar disciplinas pendentes ou novas ou requerer aproveitamento de disciplinas cursadas em outras instituições, de modo a totalizar a carga horária da turma de origem: até 30 de dezembro de 2021
- Para depósito do TCC, após a integralização dos créditos: até 31 de janeiro de 2022
- Manual do aluno
- Requerimento de reposição de disciplina
- Requerimento para matrícula em disciplina isolada
- Requerimento de matrícula para TCC
- Carta de aceite para orientação de TCC
- Termo de anuência do orientador para apresentar o TCC
- Calendário das aulas
- Edital de chamada – alunos que não encerraram o curso