Em Andamento Curso

Tópicos de Planejamento de Comunicação no Legislativo

Público externo
ModalidadeA distância

Objetivos

  • Sistematizar, a partir de abordagens teóricas, conceitos e funções da comunicação pública e as etapas fundamentais do trabalho de planejamento em comunicação no Legislativo
  • Elaborar e implementar planos de ação para aperfeiçoar a comunicação institucional nas câmaras municipais
  • Buscar melhores níveis de desempenho pessoal e profissional, a partir da apreensão, reflexão e desdobramentos práticos dos conteúdos abordados nos respectivos contextos dos legislativos municipais

Público e número de vagas

  • Servidores(as) das câmaras municipais mineiras
  • 150 vagas

Período de realização e local

  • 2/4 a 6/5/25
  • Local: plataforma Moodle da ELE

Inscrições:

  • 2/4 a 16/4/25, pelo Portal EaD ALMG/Servidor Público, informando a câmara municipal de origem

Mais informações sobre o curso

Carga horária

  • 6 horas

Ementa

  • Bases e conceitos da comunicação pública e institucional. Planejamento, gestão e organização da comunicação pública. Direcionamento estratégico, comunicação integrada. Gestão de processos de comunicação no Legislativo. Fases e etapas do planejamento de comunicação. Operacionalização e implementação da política de comunicação nas casas legislativas brasileiras.

Conteúdo programático

  • Aula 1 – Comunicação pública: o que você precisa saber antes de planejar
    • Aspectos conceituais ligados ao processo de comunicação
    • Elementos da comunicação pública
    • Processo de comunicação nas casas legislativas: classificação em fases de curto, médio e longo prazo

  • Aula 2 – Planejamento de comunicação pública nas câmaras municipais: teoria e prática
    • Visão sistêmica e o trabalho de comunicação integrada
    • Etapas do planejamento
    • Bases para o desenvolvimento e implantação de uma política de comunicação para as câmaras municipais

Resultados esperados 

  • Disponibilizar ao participante informações, conceitos e aplicações práticas que possibilitem reflexão e problematização sobre a comunicação nos legislativos municipais
  • Oferecer instrumentos técnicos para que o participante possa elaborar planejamento, planos de ação e atividades de comunicação institucional no contexto das câmaras municipais

    OBS: Os resultados esperados são expectativas e, portanto, não oferecem índices de avaliação quanti/qualitativas. Contudo, a partir do interesse pelos conteúdos (nº de inscritos) assim como o número de participantes que concluírem o curso e as respostas dadas às questões apresentadas pela plataforma moodle, poderemos identificar analiticamente a eficácia da ação educativa ora proposta.

Metodologia e recursos didáticos

  • EAD, textos-aula, ilustrações didáticas, atividades de verificação de apreensão de conteúdos e capacidade dedutiva, biblioteca

Critério de aprovação

  • 100% de resolução das questões apresentadas

Plano de avaliação da atividade

  • Módulo/Aula/Texto
    Aula 1 - Comunicação pública: o que você precisa saber antes de planejar
  • Natureza
    • 3 questões inseridas no texto:
      • 1ª questão: 20 pontos
      • 2ª questão: 15 pontos
      • 3ª questões: 15 pontos
        50 pontos dos 100 distribuídos
  • Nota
    Número de tentativas: ilimitado com aproveitamento de 100%

  • Módulo/Aula/Texto
    Aula 2 - Planejamento de comunicação pública nas câmaras municipais: teoria e prática
  • Natureza
    • 3 questões inseridas no texto:
      • 1ª questão: 20 pontos
      • 2ª questão: 15 pontos
      • 3ª questões: 15 pontos
        50 pontos dos 100 distribuídos
  • Nota
    Número de tentativas: ilimitado com aproveitamento de 100%

Professora

  • Vera Lúcia Fátima de Castro Assis
    Comunicóloga, com habilitação em Relações Públicas e especialização em organização de eventos. Analista Legislativa da ALMG – Professora da Escola do Legislativo

Bibliografia básica

  • ESCUDERO, Regina. Comunicação pública: a voz do cidadão na esfera pública: construindo um novo paradigma profissional. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015.

  • HASWANI, Mariângela Furlan. Comunicação pública: bases e abrangências. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

  • GARCIA, Rutilene. Gerenciamento de projetos na administração pública: desafios e pespectivas. 1. ed.Copyright Rutilene Garcia: 2021. E-book

  • SÁ, Patrícia Riccelli Galante de; LIMA, Vitor Moura. Comunicação, planejamento e convergência de mídias. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.

  • SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas: função política. 3. ed., rev. e ampl. São Paulo: Summus, 1995. (Novas buscas em comunicação; v. 46)

  • DUARTE, Jorge. Comunicação pública. Disponível em: Microsoft Word - ComPúblicaJDuartevf.doc (comunicacaoecrise.com). Acesso em 08 jan 2024.

  • JULIANA, Ronconi. A comunicação nos tempos da incerteza: análise da comunicação interna em uma instituição em uma instituição pública em contextos de mudança de gestão. Brasília: ENAP, 2021.

  • MAINIERI, Tiago; RIBEIRO, Eva Márcia Arantes Ostrosky. A comunicação pública como processo para o exercício da cidadania: o papel das mídias sociais na sociedade democrática. Organicom, v. 8, n. 14. 1º semestre de 2011.

  • ________. Comunicação pública como processo para o exercício da cidadania: o papel das mídias sociais na sociedade democrática. Organicom, v. 8, n. 14, 1º semestre de 2011.

  • SOUZA, Gisela Maria Santos Ferreira de. Comunicação institucional, imagem corporativa e identidade corporativa: a inter-relação das categorias. Revista Cambiassu,  São Luís,–v. 16, n. 2, jan./dez. 2006.

  • MANUAL de planejamento estratégico. Cartilha. Redenção, CE: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira, Coplan, Pró-reitoria de planejamento, 2021. 

  • ENTENDA a importância do planejamento na comunicação pública. Partners Comunicação. Acesso em: 8 jan. 2024.

  • ASSEMBLEIA Legislativa de Minas Gerais

Bibliografia

  • Arquivo à parte apresentado pela plataforma Moodle

Fórum

  • Sem interlocução entre os participantes: perguntas e esclarecimentos de caráter pedagógico
  • Dúvidas pedagógicas: conteudista

Biblioteca

  • Cartilhas
  • Artigos
  • Links de interesse indicados nos textos das aulas e nas referências bibliográficas