Objetivos
- Sistematizar, a partir de abordagens teóricas, conceitos e funções da comunicação pública e as etapas fundamentais do trabalho de planejamento em comunicação no Legislativo
- Elaborar e implementar planos de ação para aperfeiçoar a comunicação institucional nas câmaras municipais
- Buscar melhores níveis de desempenho pessoal e profissional, a partir da apreensão, reflexão e desdobramentos práticos dos conteúdos abordados nos respectivos contextos dos legislativos municipais
Público e número de vagas
- Servidores(as) das câmaras municipais mineiras
- 150 vagas
Período de realização e local
- 2/4 a 6/5/25
- Local: plataforma Moodle da ELE
Inscrições:
- 2/4 a 16/4/25, pelo Portal EaD ALMG/Servidor Público, informando a câmara municipal de origem
Mais informações sobre o curso
Carga horária
- 6 horas
Ementa
- Bases e conceitos da comunicação pública e institucional. Planejamento, gestão e organização da comunicação pública. Direcionamento estratégico, comunicação integrada. Gestão de processos de comunicação no Legislativo. Fases e etapas do planejamento de comunicação. Operacionalização e implementação da política de comunicação nas casas legislativas brasileiras.
Conteúdo programático
- Aula 1 – Comunicação pública: o que você precisa saber antes de planejar
- Aspectos conceituais ligados ao processo de comunicação
- Elementos da comunicação pública
- Processo de comunicação nas casas legislativas: classificação em fases de curto, médio e longo prazo
- Aula 2 – Planejamento de comunicação pública nas câmaras municipais: teoria e prática
- Visão sistêmica e o trabalho de comunicação integrada
- Etapas do planejamento
- Bases para o desenvolvimento e implantação de uma política de comunicação para as câmaras municipais
Resultados esperados
- Disponibilizar ao participante informações, conceitos e aplicações práticas que possibilitem reflexão e problematização sobre a comunicação nos legislativos municipais
- Oferecer instrumentos técnicos para que o participante possa elaborar planejamento, planos de ação e atividades de comunicação institucional no contexto das câmaras municipais
OBS: Os resultados esperados são expectativas e, portanto, não oferecem índices de avaliação quanti/qualitativas. Contudo, a partir do interesse pelos conteúdos (nº de inscritos) assim como o número de participantes que concluírem o curso e as respostas dadas às questões apresentadas pela plataforma moodle, poderemos identificar analiticamente a eficácia da ação educativa ora proposta.
Metodologia e recursos didáticos
- EAD, textos-aula, ilustrações didáticas, atividades de verificação de apreensão de conteúdos e capacidade dedutiva, biblioteca
Critério de aprovação
- 100% de resolução das questões apresentadas
Plano de avaliação da atividade
- Módulo/Aula/Texto
Aula 1 - Comunicação pública: o que você precisa saber antes de planejar - Natureza
- 3 questões inseridas no texto:
- 1ª questão: 20 pontos
- 2ª questão: 15 pontos
- 3ª questões: 15 pontos
50 pontos dos 100 distribuídos
- 3 questões inseridas no texto:
- Nota
Número de tentativas: ilimitado com aproveitamento de 100% - Módulo/Aula/Texto
Aula 2 - Planejamento de comunicação pública nas câmaras municipais: teoria e prática - Natureza
- 3 questões inseridas no texto:
- 1ª questão: 20 pontos
- 2ª questão: 15 pontos
- 3ª questões: 15 pontos
50 pontos dos 100 distribuídos
- 3 questões inseridas no texto:
- Nota
Número de tentativas: ilimitado com aproveitamento de 100%
Professora
- Vera Lúcia Fátima de Castro Assis
Comunicóloga, com habilitação em Relações Públicas e especialização em organização de eventos. Analista Legislativa da ALMG – Professora da Escola do Legislativo
Bibliografia básica
-
ESCUDERO, Regina. Comunicação pública: a voz do cidadão na esfera pública: construindo um novo paradigma profissional. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015.
-
HASWANI, Mariângela Furlan. Comunicação pública: bases e abrangências. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
-
GARCIA, Rutilene. Gerenciamento de projetos na administração pública: desafios e pespectivas. 1. ed.Copyright Rutilene Garcia: 2021. E-book
-
SÁ, Patrícia Riccelli Galante de; LIMA, Vitor Moura. Comunicação, planejamento e convergência de mídias. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.
-
SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas: função política. 3. ed., rev. e ampl. São Paulo: Summus, 1995. (Novas buscas em comunicação; v. 46)
-
DUARTE, Jorge. Comunicação pública. Disponível em: Microsoft Word - ComPúblicaJDuartevf.doc (comunicacaoecrise.com). Acesso em 08 jan 2024.
-
JULIANA, Ronconi. A comunicação nos tempos da incerteza: análise da comunicação interna em uma instituição em uma instituição pública em contextos de mudança de gestão. Brasília: ENAP, 2021.
-
MAINIERI, Tiago; RIBEIRO, Eva Márcia Arantes Ostrosky. A comunicação pública como processo para o exercício da cidadania: o papel das mídias sociais na sociedade democrática. Organicom, v. 8, n. 14. 1º semestre de 2011.
-
________. Comunicação pública como processo para o exercício da cidadania: o papel das mídias sociais na sociedade democrática. Organicom, v. 8, n. 14, 1º semestre de 2011.
-
SOUZA, Gisela Maria Santos Ferreira de. Comunicação institucional, imagem corporativa e identidade corporativa: a inter-relação das categorias. Revista Cambiassu, São Luís,–v. 16, n. 2, jan./dez. 2006.
-
MANUAL de planejamento estratégico. Cartilha. Redenção, CE: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira, Coplan, Pró-reitoria de planejamento, 2021.
-
ENTENDA a importância do planejamento na comunicação pública. Partners Comunicação. Acesso em: 8 jan. 2024.
Bibliografia
- Arquivo à parte apresentado pela plataforma Moodle
Fórum
- Sem interlocução entre os participantes: perguntas e esclarecimentos de caráter pedagógico
- Dúvidas pedagógicas: conteudista
Biblioteca
- Cartilhas
- Artigos
- Links de interesse indicados nos textos das aulas e nas referências bibliográficas