Pronunciamentos

DEPUTADO LELECO PIMENTEL (PT), Presidente " ad hoc"; autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Registra a presença de convidados na reunião de homenagem à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – pelo lançamento da Campanha da Fraternidade de 2024, cujo tema é “Fraternidade e amizade social”, e cujo lema é “Vós sois todos irmãos e irmãs”.
Reunião 10ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 23/03/2024
Página 5, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 5719 de 2024

10ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 21/3/2024

Palavras do presidente (deputado Leleco Pimentel)

Gratidão, Padre João. Nós temos feito assim, temos divido para somar, divido a voz, o cansaço, as estradas, o trabalho. Essa divisão não é a que desune. Por isso demos o nome ao projeto de Juntos para Servir.

Por isso a gente deu nome ao projeto de Juntos para Servir. É claro que nominar todas e todos é cometer um erro, mas me permitam citar o diácono Amauri de Moura, que também é do clero, da Arquidiocese de Belo Horizonte e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs de Minas Gerais; o Marcos Amorim, do jornal Folha de Brumadinho, que é ali do Distrito de Piedade do Paraopeba; o Daniel dos Santos, que é da Federação das Associações de Moradores do Estado de Minas Gerais. E aqui temos a alegria de ver o Toninho da Famob, esse companheiro tão lutador e também tão radical no amor; a Cilene, que representa o movimento Fé e Política, da Arquidiocese de Mariana e da Escola de Fé e Política Dom Luciano; a Rosemary Pereira, dos movimentos sociais; o José Antônio Ribeiro, do mandato da Leninha – é o Tizé. Ninguém fala o nome José Antônio Ribeiro, mas agora estamos sabendo que é o nome do Tizé. Temos aqui ainda o nosso querido Pe. Sérgio, de Jaboticatubas, também da Arquidiocese de Sete Lagoas, do Movimento Fé e Política; o nosso querido Elson Santana, da comunidade de Kolping em Minas Gerais. Nossa homenagem a D. Mauro Morelli, que escolheu por último lutar e se desenvolver em Formiga, junto à comunidade de Kolping e às escolas família agrícola, num processo de formação profundo. Então essa passagem, essa Páscoa de D. Mauro Morelli tem que significar também uma provocação, para que a gente dê cabo dessa grande tarefa, desse centro de formação. Que D. Mauro, que tanto lutou contra a fome, possa continuar vivo. D. Mauro Morelli vive na luta do povo. Também está conosco o Antônio Cosme e Damião, que, como já disse, é o Toninho da Famob; o Pe. Henrique de Moura, nosso querido da Arquidiocese de Belo Horizonte; e o Pe. Manoel Godoy, do Grupo Fé e Política da Esquerda Liberdade e Trabalho. Nós vamos aqui registrando todos e todas. De modo especial, gostaria de dizer o nome de todas as mulheres que estão aqui. O pessoal vai me trazer o nome em pouco tempo. Se a gente esquece as mulheres, não tem perdão.

Sejam bem-vindos e bem-vindas!