DEPUTADO DUARTE BECHIR (PSD)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 23/08/2024
Página 23, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 1484 de 2023
20ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 21/8/2024
Palavras do deputado Duarte Bechir
O deputado Duarte Bechir – Muito bem. Meu caro presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, permitam-me aqui saudar, com muita alegria, o Ten. Wellington Nascimento, que é regente e maestro da Banda de Música do 3º Batalhão da Polícia Militar. Seja bem-vindo! Quero saudar também o Sgt. Edmilson e o Maj. Lacerda, que é subchefe do Centro de Atividades Musicais, bem como os demais acompanhantes. Sejam todos os senhores muito bem-vindos!
Sr. Presidente, eu quero fazer um breve relato da importância, dentro do prazo que nos é permitido, do PL nº 1.484/2023, de nossa autoria, que propõe que seja reconhecido como de relevante interesse cultural a Banda de Música do 3º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, no Município de Diamantina. Justificamos, senhoras e senhores, a nossa iniciativa, lembrando que a então Banda de Música do 4º Corpo Militar, atualmente do 3º Batalhão da Polícia Militar, teve a sua origem em 1891, portanto, há 133 anos, tornando-se a corporação musical mais antiga da Polícia Militar do nosso estado. Sob a batuta inicial de João Batista Teixeira, desde então preserva essa rica tradição e desempenha essa função de maneira notável, guardando as melhores inspirações do grande diamantinense Juscelino Kubitschek.
Dentre outros momentos representativos, cabe destacar o papel fundamental desempenhado pela corporação na campanha que levou a cidade de Diamantina a receber o prestigioso título de patrimônio histórico e cultural da humanidade. Também por conta disso a nossa Banda de Música do 3º Batalhão é amplamente considerada pela comunidade como um tesouro da cidade. As participações marcantes da banda na Vesperata é um dos momentos mais emocionantes desse evento, que já alcançou reconhecimento internacional.
Sr. Presidente, por tais razões, agradeço a presença do ilustre diamantinense, cumprimentando a nossa Banda de Música do 3º Batalhão de Diamantina, na pessoa do seu regente, o Ten. Wellington Nascimento, para quem peço aos colegas e às colegas uma salva de palmas. Nós celebramos essa história singular e brilhante da corporação, constituída ao longo de mais de 130 anos de existência, sendo justo afirmar que a Banda de Música do 3º Pelotão da Polícia Militar é merecedora do status de patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais, um título que deve ser preservado e protegido para o benefício das futuras gerações.
Parabéns, Banda de Música do 3º Batalhão! Parabéns, Diamantina! Parabéns aos senhores deputados e às senhoras deputadas desta Casa, que torna definitivo o legado, a memória, as tradições, a riqueza cultural desta valorosa corporação musical de Minas Gerais. É isso, Sr. Presidente! Muito obrigado. Parabéns!