DEPUTADO DUARTE BECHIR (PSD)
Declaração de Voto
Legislatura 19ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 30/12/2022
Página 213, Coluna 1
Assunto DEPUTADO ESTADUAL.
27ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 28/12/2022
Palavras do deputado Duarte Bechir
O deputado Duarte Bechir – Ok. Sr. Presidente, deputado Agostinho Patrus, na pessoa de V. Exa., eu saúdo os demais membros da Mesa e, na pessoa da deputada Celise Laviola, as mulheres que, na próxima legislatura, aumentarão o seu espaço na Casa, possibilitando que a sua presença possa nos auxiliar nas melhores decisões do Parlamento, porque a companhia feminina traz não só acalento mas também capacidade, esforço e determinação. As mulheres são muito importantes nas nossas decisões. Saúdo as senhoras e os senhores deputados e também todos aqueles e todas aquelas que, através da TV Assembleia, no nosso grande Estado de Minas Gerais, ouvem talvez esta nossa última fala.
Sr. Presidente, o primeiro e o mais importante dos agradecimentos é pela vida. Não há agradecimento maior. Passamos o que passamos neste mandato, enfrentamos a covid. Eu estive internado por nove dias, numa ameaça muito forte de ser intubado, mas me foi permitido estar aqui, no dia de hoje, conforme eu disse, primeiro agradecendo a Deus e pedindo por aqueles que não estão aqui hoje. Não vejo aqui a cadeira do deputado Luiz Humberto, não vejo a alegria do deputado Ivair Nogueira, que, mesmo sem ser mais deputado, vinha encantar esta Casa com o seu sorriso. Servidores, parentes, quantos se foram! Quantos não estão aqui hoje conosco? Então a primeira coisa a ser feita é agradecer a Deus o dom da vida. Temos de agradecer por estarmos tendo a oportunidade de permanecer nas nossas atividades e utilizar esse expediente da melhor forma possível. Eu acho que, se nós não agradecermos a Deus primeiro, não há sentido em agradecer mais nada. Então agradeço primeiro a Deus a oportunidade de estar aqui, e que possamos respeitar a memória daqueles que se foram antes de nós e agradecer-lhes o que de bom fizeram nesta Casa, nas nossas famílias e na sociedade.
Em segundo lugar, presidente, temos de agradecer aos nossos familiares. Eu tive a alegria de ganhar uma netinha em junho, no dia de Santo Antônio. No dia 13 de junho chegou a Cecília. A Cecília está nos dando a oportunidade, a mim e à minha esposa, Dorilene, de ter a primeira neta em casa. Então eu quero agradecer também a paciência da família. Imaginar que pude entrar em Minas Gerais por Divisa Alegre, vindo da Bahia, e passar por todos os municípios, chegando a Belo Horizonte; ir a Monte Sião, no extremo sul; ir a Itamonte, na divisa com o Rio de Janeiro; visitar a região de Juiz de Fora e os municípios da região desde Barbacena; visitar o Centro-Oeste; fazer tudo isso e poder, com tudo o que passamos nas estradas, tudo o que passamos na eleição – peço a V. Exa. só mais um pouquinho de tempo para concluir meu raciocínio – estar aqui hoje, na Assembleia, com o mandato renovado. Então, eu quero agradecer à minha família, agradecer a Deus e também agradecer aos eleitores que nos confiaram o voto. Eu obtive quase 72 mil votos vindos de todas as regiões onde trabalhei. Essas pessoas confiaram em mim, deram procuração a mim para representá-las aqui, no Parlamento, e farei isso com muito denodo, com muita determinação e garra. Farei como sempre fiz, sempre presente nas reuniões discutindo as pautas e opinando sobre as matérias de acordo com a maneira como enxergo a vida, mas também compartilhando com a minha base, com o meu grupo, com o meu partido as responsabilidades na votação.
Presidente, já me encaminhando para o término da minha fala, quero agradecer ao nosso gabinete e parabenizá-lo: o Gabinete 211 da Assembleia, no 2º andar. Na condição de chefe de gabinete, conto com o Dr. Jacó Soares, um moço que vem de uma região humilde, o Vale do Jequitinhonha, região de um povo trabalhador. Ele muito contribui com os nossos servidores, trazendo, além de sua capacidade, sua experiência de vida, uma vida religiosa. Ele traz essa bagagem para dar ao nosso gabinete o avanço nas matérias, no trabalho e na organização. Então quero agradecer aos nossos servidores do Gabinete 211, na pessoa do Dr. Jacó.
E, para finalizar, Sr. Presidente, agradeço a convivência com V. Exa., que presidiu daí os nossos trabalhos; com os demais membros da Mesa; com todos os pares aqui. Muitas vezes não combinamos na mesma ideia, mas o importante é respeitar a opinião, discutir e trazer para cá a opinião depois de discutida, para que não nos seja imposto fazer alguma coisa que não queremos, mas que pela maioria deva ser respeitada.
Então quero, por fim, parabenizar os servidores da Assembleia, todos – aqueles que trabalham na Mesa, nas comissões, na imprensa, na divulgação, todos os servidores da Assembleia. Cada dia que passa a gente vê – eu, que vou para o quinto mandato – que cresceu uma família aqui, na Assembleia – o carinho, a atenção, o respeito e a competência dos servidores.
Eu quero deixar registrado, por fim, presidente, que saio daqui para cumprir uma nova legislatura trazendo comigo muitas situações difíceis, mas, com certeza, as maiores são aquelas de felicidade. E uma delas é a convivência com os servidores da Assembleia, de uma forma geral, daqui, do Tiradentes. A gente tem aprendido muito com todos eles.
Mais uma vez agradeço a Deus, rogando a Ele que nos dê muita saúde para que possamos enfrentar as adversidades e chegar aqui, ao final da próxima legislatura, como estou hoje, agradecendo a Ele pelo dom da vida. Presidente, a todos feliz Ano Novo, e ao nosso Deus muito obrigado.