Assembleia Presente - Atitude
Parlamentares atuam em todo o Estado com ações e leis que buscam melhorar a vida dos mineiros e preservar a qualidade dos serviços públicos. Para isso, trabalham:
- na solução da dívida de Minas, que vem se arrastando por mais de 20 anos;
- na preparação do Estado para conviver melhor com a crise climática;
- na destinação de recursos do orçamento, via emendas parlamentares, com vistas a gerar soluções para problemas estruturais em todas as regiões de Minas.
Dessa forma, a Assembleia atua pela representação efetiva dos interesses coletivos e diversos da sociedade, buscando aprimorar sempre o diálogo e a participação, mantendo-se atenta à demanda dos mineiros.
Emendas parlamentares
Valores destinados para resolução de problemas estruturais
Acompanhe os númerosIniciativas da ALMG para a solução da dívida de Minas
A Assembleia construiu, em parceria com o Senado Federal, o Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), uma alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para viabilizar o pagamento da dívida de Minas e minimizar a precarização dos serviços públicos.
Sancionado pelo presidente Lula em janeiro de 2025, o Propag apresenta vários cenários possíveis, sendo todos melhores para o Estado em termos de condições de pagamento: possibilidade de redução significativa nos juros e parcelamento do saldo devedor.
No dia 21 de maio de 2025, a ALMG iniciou a análise do pacote de 12 projetos enviados pelo Governo do Estado para que Minas faça a adesão ao plano.
Últimas notícias
Entenda o Propag, solução para a dívida de Minas
Saída para a dívida mobilizou agenda da ALMG
- A Assembleia realizou, em 26 e 27 de outubro de 2023, o Ciclo de Debates Endividamento de Minas Gerais, no qual deputados, gestores e especialistas analisaram o perfil da dívida do Estado e sua evolução.
- Em novembro de 2023, o presidente da ALMG, acompanhado de outros deputados, se reuniu em Brasília com o senador Rodrigo Pacheco, levando a preocupação com a situação fiscal do Estado.
- Em dezembro de 2023, também em Brasília, a ALMG mobilizou autoridades federais para negociar uma solução definitiva para a dívida.
- Em fevereiro de 2024, durante evento em Belo Horizonte com o presidente Lula, o então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ressaltou a importância de a ALMG ter reportado as dificuldades de Minas relativas ao RRF, pontuando que a sustentablidade fiscal almejada pela Assembleia seria o maior legado a ser deixado para o Estado.
- Em março de 2024, nova reunião sobre o assunto é realizada em Brasília, mais uma vez com a participação do deputado Tadeu Leite, do presidente Lula e do presidente do Senado, além do governador Romeu Zema.
- Em junho de 2024, Rodrigo Pacheco foi recebido na ALMG, onde abordou avanços obtidos em negociações travadas desde então com as várias esferas em torno do Propag.
- Em dezembro de 2024, após a aprovação do Propag, Rodrigo Pacheco (vídeo abaixo) destacou o papel do presidente da ALMG nas negociações da dívida e aprovação do Propag, que beneficiará outros estados brasileiros. Ele agradeceu a todos os deputados mineiros pelo empenho para chegar a este resultado.