Consulta Pública - Promoção e proteção social
Consulta Pública - Promoção e proteção social Todos os temas
Esta Consulta pública pretende reunir sugestões de propostas para o Seminário Legislativo Minas Mais Igual, que a Assembleia de Minas promove em outubro. O objetivo é responder à pergunta: Quais ações, melhorias ou inovações deverão ser implementadas nas políticas públicas para promover a erradicação da pobreza e o enfrentamento das desigualdades sociais e regionais? São seis os temas em debate, ligados ao desenvolvimento social (coluna da esquerda) ou ao desenvolvimento econômico sustentável (coluna da direita).

Contribuições do tema: Promoção e proteção social

Mostrando de 11 a 20 de 56 contribuições

Data Contribuições Positivas Ordenar por positivas Negativas
23/ago
13:23
Por Maressa da Silva Miranda | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Fazer uma revisão do Plano Mineiro de Direitos Humanos de 2001, já muito defasado em termos conceituais, e incluir, de forma destacada, um eixo sobre Educação em Direitos Humanos, nos moldes do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e do Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
23/ago
13:20
Por Maressa da Silva Miranda | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG É importante que a Assembléia "desengavete" e aprove projetos de leis fundamentais para legitimar legalmente aspirações populares e políticas públicas em direitos humanos, como o PL 1147/2011, que estabelece critérios para regularização fundiária de áreas ocupadas por remanescentes de quilombos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
23/ago
13:19
Por Zilma Ferreira Ramos Santiago | Associação Comunitária do Bairro da Felicidade - ABAFE | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Realizar a busca ativa das famílias em situação de pobreza, complementando as ações dos CRAS, por meio de visitas domiciliares às famílias com alunos matriculados na rede municipal e estadual. Contratação do profissional Assistente Social pelas escolas públicas para implementar ações de proteção social para as famílias dos estudantes da educação infantil ao ensino médio, tendo em vista buscar a intersetorialidade entre a política de assistência social e educação.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
29/ago
00:18
Por Igor Simoni Homem de Carvalho | Universidade Estadual de Campinas (pesquisador) | Âmbito Regional | Grão-Mogol/MG Regularização fundiária das comunidades rurais: quilombolas, indígenas, ribeirinhos etc., populações tradicionais que vivem da terra e dela dependem pra viver. Além disso, cumprem funções que interessam à toda sociedade: produzem alimentos (em geral, sem agrotóxicos); protegem as nascentes, cuidam dos solos e do meio ambiente em geral; abrigam nossas raízes culturais, manifestações artísticas e religiosas. Garantir a estas comunidades o acesso digno às suas terras é fundamental para a proteção social e para o bem-estar de toda sociedade.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
26/ago
09:32
Por Sanzio | Âmbito Estadual | Curvelo/MG 1- PROMOÇÃO + PROTEÇÃO SOCIAL Retirar das ruas de BH, nas cidades maiores do estado e nas regiões mais pobres do estado de MG: - os menores abandonados; -idosos; -Bêbados e drogados; - fazer uma política social a destinação destas pessoas buscando dignidade e cidadania para ser inseridos na sociedade; - dar acompanhamento psicológico às famílias que convivem com viciados em drogas e álcool; -Acrescentar ao BOLSA FAMÍLIA uma renda que será atribuída pelo ESTADO DE MG, o valor estipulado; - acabar com as cracolândias em todo os estado e na capital; - proteção às mulheres vítimas de violência doméstica; - criar varas nos tribunais de combate a corrupção ; - políticas públicas de combate a HOMOFOBIA; - fazer políticas públicas de combate ao preconceito aos portadores de HIV no estado e inserir estas pessoas ao mercado de trabalho. - fazer políticas públicas aos deficientes físicos e visuais. - combater o trabalho infantil e escravo principalmente no NORTE DE MG E VALE DO JEQUITINHONHA;
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
1
25/ago
18:14
Por Ana Gabriela Chaves Ferreira | CEBs | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG A Constituição Federal de 1988, no artigo 68 do ADCT - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias -, garante o direito à titulação dos territórios das comunidades de quilombos. Apesar de existirem mais de 450 comunidades quilombolas no Estado de Minas Gerais, esta questão continua invisibilizada e o Estado de Minas Gerais se mantem inoperante nesta questão . Consideramos matéria urgentíssima a tramitação, debate e aprovação da PL 1147/2011 que reconhece o legitimo direito à titulação dos territórios quilombolas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
25/ago
17:14
Por Isabella Gonçalves Miranda | Âmbito Regional | Belo Horizonte/MG Sugiro que o seminário discuta o tratamento dado pelo poder público e pela políticia aos moradores de rua. Tal questão é de imensa relevância uma vez que existem inumeras denuncias de violações dos direitos dos moradores de rua em Belo Horizonte.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
23/ago
10:17
Por José Cornélio Brasileiro Fonseca | Âmbito Estadual | Poços de Caldas/MG Mudanças de hábitos, usos e costumes, como:1-Nos grandes coglomerados humanos(conjuntos habitacionais) favorecer a compra de produtos (todos) em grupos-barganhando preços-(ação contra inflação)-bastando um local para recebe-los e um gerente adiministrativo.2-Cozinhas e serviços coletivos, recrutando moradores locais-geração de emprego e renda. 3-Se cada edifício se dispusesse a adotar um elemento de Associação ou Cooperativa de Catadores de Papel e Papelão para efeito de limpeza interna e reciclagem dos materiais, mesmo que de meeiro (Economia de condomínio),alem de disporem de área interna para receber ou acumular estes materiais facilmente acabaríamos com toda miséria do país.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
24/ago
18:19
Por Jadir Leandro Ferreira | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Eleger entidade da sociedade civil para acompanhar prestações de contas de recursos públicos aplicados no Executivo e principalmente no Legislativo PARA EVITAR E COMBATER A CORRUPÇÃO. Só assim vai sobrar recurso para reduzir pobreza e desigualdade. A fiscalização tem que ser tanto em Convênios, como as folhas de pagamentos, as Obras e tudo que for utilização de dinheiro público. A Entidade tem que ser representativa e de idoneidade reconhecida.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
25/ago
07:40
Por Lilian Cristina Bernardo Gomes | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG A Constituição Federal de 1988, no artigo 68 do ADCT - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias -, garante o direito à titulação dos territórios das comunidades de quilombos. Apesar de existirem mais de 450 comunidades quilombolas no Estado de Minas Gerais, esta questão continua invisibilizada e o Estado de Minas Gerais se mantem inoperante nesta questão . Consideramos matéria urgentíssima a tramitação, debate e aprovação da PL 1147/2011 que reconhece o legitimo direito à titulação dos territórios quilombolas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 56
Removidas pelo moderador (total): 2



Contribuições por tema








Contribuições mais apoiadas


10
Gladston de Andrade Figueiredo | Belo Horizonte/MG

O fenômeno população em situação de rua está presente em todas as grandes e médias cidades de Minas Gerais. Trata-se de (...)


8
Antônio José Calhau de Resende | Assembleia Legislativa de Minas Gerais | Belo Horizonte/MG

A Constituição do Estado, no § 2º do art. 130, determina que é obrigatória a criação de órgão da Defensoria Pública em t(...)


6
Dalton Cardillo Macedo | Belo Horizonte/MG

Ampliar a cooperação federativa com os municípios, garantindo apoio técnico e os recursos orçamentários necessários para(...)


4
Sebastiao Jarleis de Lima | Belo Horizonte/MG

INSERSÃO OBRIGATÓRIA DO ASSISTENTE SOCIAL NAS ESOLAS PÚBLICAS. A rede pública de ensino está esgotada de recursos humano(...)


3
Geraldo Lourenço Fernandes | conselheiro municipal de assistência social de BH (Representando os trabalhados do SUAS/BH) | Belo Horizonte/MG

Fortalecer as políticas voltada para população em situação de vida nas ruas (principalmente a capital mineira), através (...)


3
Carlos Alberto Dayrell | Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas - CAA NM | Montes Claros/MG

O Governo do Estado de Minas Gerais, juntamente com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais devem promover políticas qu(...)