Consulta Pública - Promoção e proteção social
Consulta Pública - Promoção e proteção social Todos os temas
Esta Consulta pública pretende reunir sugestões de propostas para o Seminário Legislativo Minas Mais Igual, que a Assembleia de Minas promove em outubro. O objetivo é responder à pergunta: Quais ações, melhorias ou inovações deverão ser implementadas nas políticas públicas para promover a erradicação da pobreza e o enfrentamento das desigualdades sociais e regionais? São seis os temas em debate, ligados ao desenvolvimento social (coluna da esquerda) ou ao desenvolvimento econômico sustentável (coluna da direita).

Contribuições do tema: Promoção e proteção social

Mostrando de 21 a 30 de 56 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
26/ago
14:37
Por Antônia Coelho | SEPLAG | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG As famílias de classe baixa e média tem dificuldade para a aquisição de imóvel apesar do programa "Minha casa, minha vida", pois o financiamento Caixa é de apenas 80% e o beneficiado não se dispõe de 20% do valor pelo alto custo de imóvel no mercado. Também o valor máximo do imóvel de R$150.000,00 é difícil encontrar com a alta de preços. Portanto precisamos de uma política mais adequada na aquisição da casa própria para atender as classes baixas e médias com financiamento total do imóvel.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
26/ago
14:05
Por Geraldo Lourenço Fernandes | Conselheiro Municipal de Assistencia Social - Bh (representante dos trabalhadores dos SUAS/BH) | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Fortalecer as políticas voltadas para o atendimento do público em situação de trabalho infanto-juvenil, através do cofinaciamento e aporte de recursos para viabilizar o afastamento de crianças e adolescentes do trabalho precoce, (principalmente as piores formas de trabalho infantil ¿ Decreto 6.481/2008). Canalizar recursos e apoiar financeiramente os municípios, no intuito de viabilizar o acesso ao primeiro emprego (trabalho protegido, aprendizagem) conforme critérios de idade estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
26/ago
14:05
Por Denise Andreia de Oliveira Avelino | Associação Casa Novella | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Para que verdadeiramente se efetive o SUAS em Minas Gerais é preciso estabelecer mecanismos fidedignos de avaliação e monitoramento que não só avalie os dados quantitativos (websuas), mas também os qualitativos. Para que se vislumbre nos serviços, programas, projetos e benefícios o impacto social esperado pela gestão da politica social e pelos os usuários.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
26/ago
13:28
Por Carlos Alberto Dayrell | Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas - CAA NM | Âmbito Estadual | Montes Claros/MG O Governo do Estado de Minas Gerais, juntamente com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais devem promover políticas que garantam de forma inequívoca o acesso dos povos e comunidades tradicionais aos seus territórios ancestrais. Corrigindo e reparando uma grande injustiça às comunidades agrícolas tradicionais que foram os principais sustentáculos da produção de alimentos e de outros bens que garantiram e ainda garantem o sustento de inúmeros povoados, vilas e cidades do estado. Promovendo então a devida promoção social de milhares de grupamentos humanos que hoje vivem à margem das politicas, invibilizados e o que é pior, sofrendo um arraigado preconceito social.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
0
26/ago
13:22
Por Geraldo Lourenço Fernandes | conselheiro municipal de assistência social de BH (Representando os trabalhados do SUAS/BH) | Âmbito Regional | Belo Horizonte/MG Fortalecer as políticas voltada para população em situação de vida nas ruas (principalmente a capital mineira), através do cofinanciamento e o aporte de recurso para ampliação do Programa Bolsa Moradia, ampliação dos serviços de acolhimento institucional (Albergue e Centro de Referência para população em situação de rua) e, sobretudo, em ações de formação e inserção no mercado de trabalho.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
0
26/ago
10:09
Por Gladston de Andrade Figueiredo | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG O fenômeno população em situação de rua está presente em todas as grandes e médias cidades de Minas Gerais. Trata-se de uma situação complexa que exige uma abordagem Intersetorial que contemple as diversas questões vinculadas à condição de morador de rua, tais como saúde, educação, trabalho, habitação e assistência social. Acho importante se pensar numa Política Estadual para a População em Situação de Rua, pautada pela Política Nacional implementada pelo Decreto Presidencial 7.053, de 23 de dezembro de 2009 para garantir programas que efetivamente superem ações meramente assistencialistas e/ou segregadoras.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

10
0
26/ago
09:32
Por Sanzio | Âmbito Estadual | Curvelo/MG 1- PROMOÇÃO + PROTEÇÃO SOCIAL Retirar das ruas de BH, nas cidades maiores do estado e nas regiões mais pobres do estado de MG: - os menores abandonados; -idosos; -Bêbados e drogados; - fazer uma política social a destinação destas pessoas buscando dignidade e cidadania para ser inseridos na sociedade; - dar acompanhamento psicológico às famílias que convivem com viciados em drogas e álcool; -Acrescentar ao BOLSA FAMÍLIA uma renda que será atribuída pelo ESTADO DE MG, o valor estipulado; - acabar com as cracolândias em todo os estado e na capital; - proteção às mulheres vítimas de violência doméstica; - criar varas nos tribunais de combate a corrupção ; - políticas públicas de combate a HOMOFOBIA; - fazer políticas públicas de combate ao preconceito aos portadores de HIV no estado e inserir estas pessoas ao mercado de trabalho. - fazer políticas públicas aos deficientes físicos e visuais. - combater o trabalho infantil e escravo principalmente no NORTE DE MG E VALE DO JEQUITINHONHA;
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
1
25/ago
18:14
Por Ana Gabriela Chaves Ferreira | CEBs | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG A Constituição Federal de 1988, no artigo 68 do ADCT - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias -, garante o direito à titulação dos territórios das comunidades de quilombos. Apesar de existirem mais de 450 comunidades quilombolas no Estado de Minas Gerais, esta questão continua invisibilizada e o Estado de Minas Gerais se mantem inoperante nesta questão . Consideramos matéria urgentíssima a tramitação, debate e aprovação da PL 1147/2011 que reconhece o legitimo direito à titulação dos territórios quilombolas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
25/ago
17:16
Por Isabella Gonçalves Miranda | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Proponho a discussão da problemática da efetivação dos direitos quilimbolas ao território em Minas Gerais, já que o direito a terra é base para a reprodução social dos modos de vida quilombola e a condição para a efetivação dos demais direitos sociais dessas populações.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
25/ago
17:14
Por Isabella Gonçalves Miranda | Âmbito Regional | Belo Horizonte/MG Sugiro que o seminário discuta o tratamento dado pelo poder público e pela políticia aos moradores de rua. Tal questão é de imensa relevância uma vez que existem inumeras denuncias de violações dos direitos dos moradores de rua em Belo Horizonte.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 56
Removidas pelo moderador (total): 2



Contribuições por tema








Contribuições mais apoiadas


10
Gladston de Andrade Figueiredo | Belo Horizonte/MG

O fenômeno população em situação de rua está presente em todas as grandes e médias cidades de Minas Gerais. Trata-se de (...)


8
Antônio José Calhau de Resende | Assembleia Legislativa de Minas Gerais | Belo Horizonte/MG

A Constituição do Estado, no § 2º do art. 130, determina que é obrigatória a criação de órgão da Defensoria Pública em t(...)


6
Dalton Cardillo Macedo | Belo Horizonte/MG

Ampliar a cooperação federativa com os municípios, garantindo apoio técnico e os recursos orçamentários necessários para(...)


4
Sebastiao Jarleis de Lima | Belo Horizonte/MG

INSERSÃO OBRIGATÓRIA DO ASSISTENTE SOCIAL NAS ESOLAS PÚBLICAS. A rede pública de ensino está esgotada de recursos humano(...)


3
Geraldo Lourenço Fernandes | conselheiro municipal de assistência social de BH (Representando os trabalhados do SUAS/BH) | Belo Horizonte/MG

Fortalecer as políticas voltada para população em situação de vida nas ruas (principalmente a capital mineira), através (...)


3
Carlos Alberto Dayrell | Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas - CAA NM | Montes Claros/MG

O Governo do Estado de Minas Gerais, juntamente com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais devem promover políticas qu(...)