Sempre Vivas 2025: Entenda
O tema do Sempre Vivas 2025 (Mulheres e Emergências Climáticas: protagonismo, construção da resiliência e justiça climática) parte do contexto mundial atual marcado pelas emergências climáticas, decorrentes do aquecimento global e que resultam em eventos extremos, como secas, inundações, tempestades e ondas de calor. A situação demanda ações urgentes para mitigar esses efeitos e reduzir os impactos socioambientais desastrosos deles decorrentes.
O Sempre Vivas 2025 vai discutir a centralidade das mulheres no debate fundamental para a construção de um futuro possível e melhor sobre o planeta. Conheça as perspectivas sobre o assunto que serão abordadas no evento:
É necessário reconhecer as mulheres como os principais sujeitos a serem considerados em quaisquer decisões e ações destinadas à construção da resiliência climática e a impulsionar as mudanças necessárias frente às emergências climáticas. Esse reconhecimento vai ao encontro da chamada justiça climática, que:
- Visa a reconhecer a intensidade variada com que os diferentes grupos sociais promovem ou não as mudanças climáticas e são por elas afetados
- Impõe ao poder público o dever de dividir, de forma justa e equitativa, os encargos e os benefícios decorrentes das mudanças climáticas e de priorizar a escuta e o atendimento dos atores mais afetados no planejamento e na execução das políticas públicas
Objetivos do Sempre Vivas 2025
- Dar visibilidade aos múltiplos impactos da crise climática na vida das mulheres, reconhecendo-as como as mais vulneráveis ao racismo ambiental, aos eventos climáticos extremos e aos danos ambientais.
- Reconhecer a atuação primordial das mulheres na conservação ambiental e no enfrentamento da crise climática, com destaque para seu papel nas ações de reprodução socioambiental, de reciclagem e de serviços ambientais que contribuem para a mitigação das mudanças climáticas e para o incremento da resiliência dos territórios.
- Debater, entre as medidas de prevenção, proteção e resposta a desastres, assim como de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, as formas de garantia da representatividade feminina nos processos decisórios institucionais que envolvam o tema.
- Abordar as formas de inclusão das mulheres como público-alvo preferencial nas políticas públicas focadas em mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
- Discutir as formas de redistribuição de ganhos econômicos das atividades produtivas, de modo a reconhecer e privilegiar as atividades de cuidado de pessoas e da terra a cargo das mulheres.
Veja a lista das entidades parceiras na preparação e realização do evento
- Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Capítulo Minas Gerais
- Associação de Jovens Engajamundo – Engaja BH
- Associação Mineira de Municípios – AMM
- Brigada 1
- Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – Ministério Público de Minas Gerais
- Coletivo Clã das Lobas
- Coletivo Feminista Isadora Cezar
- Coletivo Hoje a Passarinho
- Conselho Estadual da Juventude – Cejuve-MG
- Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais – Coren-MG
- Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais – CRF-MG
- Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Minas Gerais – Crefito-4
- Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais – 4ª Região
- Consórcio Regional de Promoção da Cidadania Mulheres das Gerais
- Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – Comsiv – do Tribunal de Justiça de Minas
- Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMG
- Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais
- Defensoria Popular
- Defensoria Pública de Minas Gerais – DPMG
- Destrave Ouse Siga
- Diretório Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB
- Diretório Estadual do Partido Verde – PV
- Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais – Fetaemg
- Fundação João Pinheiro – FJP
- Grupo de Teatro Faos
- Instituto Luciana Schettini
- Movimento Se Ame Cidadão
- Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher
- Organização das Mulheres Trabalhadoras Rurais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais
- Para Elas – Granja de Freitas
- Polícia Civil do Estado de Minas Gerais
- Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Alto Jequitinhonha
- Rede Sustentabilidade – Elo Mulheres
- SBC Coletivo
- Seção de Direitos Humanos da Diretoria de Apoio Operacional da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte
- Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte
- Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais
- União Brasileira de Mulheres
- Universidade Estadual de Montes Claros – Escritório de Representação em Belo Horizonte
- Universidade Estadual de Montes Claros
- Women in Informal Employment Globalizing and Organizing
- 8 de Março Unificado RMBH