Crise Climática: Prêmio
A Assembleia, alinhada ao compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar das futuras gerações, publica o edital do concurso Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação - Crise Climática. Consciente de sua responsabilidade como representante da sociedade mineira e reconhecendo a urgência da crise climática, a ALMG se coloca à frente desse desafio e convida cidadãos, empresas e instituições a se unirem na busca por propostas de soluções inovadoras e de impacto socioambiental positivo e a se engajarem neste desafio essencial para o nosso tempo.
Conheça a equipe responsável pela avaliação das propostas
- Profissionais vinculados ao Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC):
- Ana Luiza Canhestro Saraiva
- Camila de Oliveira Viana
- Cristina Rocha Guimarães
- Gleidson Oliveira da Silva
- João Victor Ribeiro Santos
- Profissionais com conhecimento técnico e experiência na avaliação dos quesitos especificados no edital:
- Angelica Salles
- Bruna Silva Barbosa Pereira
Inscrições encerradas
- A etapa de inscrição (pré-inscrição e apresentação da proposta) está encerrada.
- As propostas de soluções apresentadas serão avaliadas pela equipe designada para este fim, conforme publicação do dia 11/10/24.
- A previsão de publicação do resultado preliminar é até o dia 20/11/24. Após essa publicação, terá início o prazo de 3 (três) dias úteis para a apresentação de recurso em face do julgamento das propostas, nos termos do subitem 7.2 do edital.
Acompanhe atentamente as publicações relacionadas ao prêmio, pois a perda de prazos será de exclusiva responsabilidade dos interessados.
Perguntas e respostas
Que tipos de propostas de solução são esperadas?
O concurso busca propostas de soluções inovadoras para mitigar as causas ou efeitos da crise climática em Minas Gerais, incluindo tecnologias, práticas sustentáveis, políticas públicas ou outras iniciativas que contribuam para que as gerações futuras possam lidar melhor com a seca ou a chuva extrema.
As propostas devem estar relacionadas a quais temas?
As propostas de soluções inovadores podem estar relacionadas ao meio ambiente, segurança hídrica, agricultura sustentável, energia limpa e eficiência energética, monitoramento, alerta e resiliência, inclusão produtiva e geração de renda e direito à saúde e à alimentação adequada. E, ainda, dentro de cada tema, há subtemas específicos, todos devidamente detalhados no Anexo II do Edital – Desafios Climáticos – Temas e Subtemas. A proposta inscrita pode estar relacionada a mais de um tema/subtema.
Minha solução já precisa estar pronta ou pode estar em alguma etapa de desenvolvimento?
Não, sua solução não precisa estar pronta, em fase de lançamento e comercialização, por exemplo. O concurso visa a fomentar soluções promissoras, mesmo que ainda estejam em fase inicial de desenvolvimento, inclusive na etapa de ideação. O importante é que sua proposta de solução seja inovadora e sustentável e tenha potencial para lidar com os problemas relacionados à crise climática no Estado de Minas Gerais.
Preciso ter uma startup ou uma empresa para me inscrever?
Não. É possível fazer sua inscrição como pessoa física, mas sem ter uma startup ou empresa formalizada. Contudo, antes de finalizar o programa, o proponente deverá criar sua empresa para poder receber todos os benefícios previstos.
Posso inscrever mais de uma proposta?
Cada proponente, seja pessoa física ou jurídica, poderá apresentar apenas uma proposta de solução. Da mesma forma, os integrantes da equipe só poderão concorrer com uma única proposta.
Quais os procedimentos para inscrição no concurso?
O processo de inscrição é composto de duas etapas: a pré-inscrição e a apresentação da proposta.
- A pré-inscrição deverá ser realizada por meio do preenchimento e envio de formulário próprio até o dia 15 de outubro de 2024.
- Em seguida, o proponente receberá, via e-mail, o número de protocolo referente à solicitação de pré-inscrição, e, em até 2 (dois) dias úteis, informações sobre como acessar o seu ambiente seguro no diretório on-line (webdrive) da ALMG, para apresentação da proposta.
- A apresentação da proposta deverá ocorrer até o dia 17 de outubro de 2024.
Atenção: apenas a pré-inscrição não garante a participação do interessado no concurso.
Qual a documentação exigida para apresentação da proposta?
1) a proposta, conforme conteúdo e formato constante no Anexo III do Edital – Modelo de Proposta, que deverá ser salva no webdrive da ALMG;
2) vídeo de apresentação de proposta, com até 5 (cinco) minutos de duração e tamanho máximo de 400Mb, que também deverá ser salvo no webdrive da ALMG.
A inscrição é gratuita?
Sim, a inscrição é gratuita.
Depois que enviei a proposta ainda posso fazer alterações?
Sim. O proponente poderá rever as condições de sua proposta, retirando-a ou substituindo-a, até o dia 17 de outubro de 2024, quando se encerra o prazo de apresentação de propostas.
Quais são os critérios de avaliação das propostas?
Na avaliação das propostas serão considerados o potencial de impacto social e/ou ambiental; a viabilidade e sustentabilidade; a inovação e escalabilidade; a equipe. Em cada critério há sub-critérios específicos, todos devidamente detalhados no Anexo IV do edital – Tabela de Avaliação.
Onde serão divulgadas as propostas vencedoras?
O resultado do concurso será publicado no Diário do Legislativo e divulgado nesta página.
Como será a premiação?
Cada proposta de solução selecionada terá direito a um prêmio no valor de R$ 60 mil e a participação em programa de aceleração promovido pelo BH-TEC. O pagamento do prêmio será realizado em parcelas, condicionadas ao cumprimento de etapas do programa de aceleração.
O que é o programa de aceleração?
O Programa de Aceleração terá duração de 6 (seis) meses e será realizado por meio de atividades presenciais e on-line, abrangendo: acompanhamento e mentoria individual de negócios; sessões para tirar dúvidas; capacitação empreendedora; atividades de conexão entre os participantes; participação em eventos; e acompanhamento in loco visando a execução da Prova de Conceito – PoC.
Como serão custeadas as despesas para participar do programa de aceleração?
Os participantes deverão arcar com todas as despesas pessoais e de sua equipe, tais como deslocamento, alimentação, hospedagem, e, ainda, por todas as despesas necessárias à participação no Programa de Aceleração e ao desenvolvimento da PoC, incluindo a aquisição de insumos e equipamentos.
Será exigida a transferência de tecnologia das propostas participantes para a ALMG ou para terceiros?
Não será exigida a transferência de tecnologia das propostas participantes para a ALMG nem para terceiros.
Dúvidas e informações complementares
- Pedidos de esclarecimento de ordem processual / impugnação ao edital podem ser enviados até 3 (três) dias antes da sessão pública de abertura das propostas, a ser realizada no dia 18 de outubro de 2024, via formulário. As respostas serão encaminhadas para o e-mail informado e divulgadas em até 3 (três) dias úteis do seu recebimento.
- Em caso de dúvida de natureza técnica, entre em contato com a Secretaria-Geral da Mesa, pelo e-mail duvidas.premio@almg.gov.br.
- Para outras dúvidas ou informações complementares, envie e-mail para licitacao@almg.gov.br ou ligue para o telefone (31) 2108-7730.