PPAG 2024-2027 - Elaboração: Entenda
A elaboração participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) abre o ciclo orçamentário do Estado para os próximos 4 anos. Os programas e as ações dos grupos temáticos do plano são revistos anualmente.
Os projetos de lei de elaboração e de revisão do PPAG são enviados obrigatoriamente pelo Poder Executivo à ALMG para análise dos deputados e das deputadas. Desde 2003, a ALMG organiza a Discussão Participativa do PPAG. As sugestões da sociedade civil discutidas e elaboradas durante o evento podem ser incorporadas aos projetos.
Objetivos
- Elaborar o PPAG de 2024-2027
- Discutir e elaborar sugestões de intervenção nas propostas de planejamento e orçamento elaboradas pelo Poder Executivo, seguida de entrega das sugestões para as Comissões da ALMG
- Assegurar a pluralidade do processo participativo da ALMG
- Formar conhecimento estratégico sobre o processo legislativo, acompanhamento de políticas públicas, planejamento e orçamento público
Saiba como funciona
Monitoramento: acompanhe os resultados da sua participação
A Assembleia acompanha os desdobramentos das sugestões apresentadas por meio do monitoramento de cada Proposta de Ação Legislativa (PLE) e, para isso, criou os Boletins de Monitoramento, que contêm:
- a relação dos participantes dos grupos de trabalho;
- os resultados das sugestões: se viraram emendas ao PPAG ou à LOA ou requerimentos de providências ou de pedidos de informação;
- a execução orçamentária da emenda oriunda da sugestão popular; e
- a análise das respostas aos requerimentos enviados.
Os Boletins de Monitoramento são atualizados periodicamente, a partir do momento em que o Poder Executivo disponibiliza os dados necessários. Quando estiverem disponíveis, os boletins estarão publicados na página do PPAG.
Conheça ações do evento
Curso a distância: Capacitação em Planejamento e Orçamento Público
A Escola do Legislativo, em parceria com a Gerência de Consultoria Temática da Assembleia, oferece anualmente, de forma gratuita, o curso EaD Capacitação em Planejamento e Orçamento Público.
O objetivo da atividade é a qualificação dos interessados em participar das discussões sobre a Elaboração do PPAG para o período 2024-2027.
- Data de realização: 6/10 a 7/12/23
- Período de inscrição: 6/10 a 30/11/23
- 400 vagas, abertas ao público em geral.
Audiências de abertura e encerramento
Uma audiência pública de abertura do evento é realizada pelas comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Já ao final do evento, um debate sobre as sugestões dos grupos de trabalho é promovido conjuntamente pelas mesmas comissões.
Encontros no interior
A ALMG retoma os encontros no interior do PPAG, que não ocorriam desde a edição de 2020, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Em 4 cidades do interior, as discussões serão organizadas em torno de dois grupos temáticos: Cultura, Desenvolvimento Social e Esportes; e Agricultura e Meio Ambiente. As atividades ocorrerão nos seguintes municípios:
● Teófilo Otoni
● Caratinga
● Montes Claros
● Diamantina
Encontros na Capital
Grupos de trabalho presenciais ocorrem em BH e no interior, e são divididos por temas. Para participar, o cidadão faz sua inscrição on-line previamente, pelo Portal da ALMG. Também é possível fazer a inscrição presencialmente (no dia e local do grupo de trabalho), mas o participante fica sujeito a disponibilidade de vaga.
Em BH, os grupos de trabalho presenciais se reunirão sempre na Escola do Legislativo da ALMG.
Sugestões reunidas por cada um dos grupos de trabalho são recebidas pelos deputados na audiência pública que encerra a programação.
Consulta pública
Uma consulta pública temática on-line recolhe sugestões para elaboração do PPAG para o período dos próximos 4 anos. Para participar, é preciso se cadastrar no Portal da ALMG, onde é possível enviar e conferir todas as contribuições recebidas.
As sugestões recebidas e analisadas pela equipe técnica da ALMG poderão se transformar em emendas tanto ao projeto do PPAG quanto ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como em requerimentos a serem enviados pelo Parlamento mineiro com pedidos de informações ou de providências a outro órgão ou entidade governamental.