Cantata de Natal 2023: Programação
15ª Cantata de Natal da ALMG - 2023
Data: 6/12/23
Horário: 19 horas
Local: Hall das Bandeiras do Palácio da Inconfidência, na ALMG. Evento coberto
Repertório: erudito, popular e canções do mundo
Entrada gratuita
Repertório
O repertório do grande coro da Cantata de Natal 2022 apresenta diferentes estilos musicais: erudito, popular e canções do mundo.
A Christmas Festival (Leroy Anderson) – só orquestra
- Regência: Léo Cunha
Repertório comentado:
Originalmente composto em 1950 para a Boston Pops Orchestra de Arthur Fiedler, A Christmas Festival é um medley de Natal famoso em todo o mundo.
A seleção inclui Joy to the World, Deck the Halls, God Rest Ye Merry Gentlemen, Good King Wenceslas e Hark the Herald Angels Sing.
Joy to the World (Haendel)
- Regência: Cleude William
- Solistas: Emanuelle Cardoso e Thays Simões
Repertório comentado:
Joy to the World" é uma cantiga de natal cristã. As palavras são do escritor inglês Isaac Watts, baseada no Salmo 98 da Bíblia.
A canção foi publicado pela primeira vez em 1719 na coleção de Watts; The Psalms of David: Imitated in the language of the New Testament, and applied to the Christian state and worship. No entanto, a melodia associada ao texto, naquela época, não corresponde ao que é cantado hoje.
O Hino com a melodia atual foi primeiramente publicada em 1836, com o título Antioquia e atribuída a Haendel.
Transeamus (Joseph Snabel)
- Regência: Guilherme Bragança
- Solista: Giancarlos Souza
Repertório comentado:
Transeamus usque Bethlehem (Caminhemos para Belém) - Esse canto natalino em latim é atribuído a Joseph Ignaz Schnnabel, músico alemão que viveu entre 1767 e 1831.
No entanto, é mais provável que o músico tenha feito o arranjo para coro, mas a melodia tem origem incerta, sendo mais correto considerá-la de autoria anônima.
O Magnum Mysterium (João de Deus de Castro Lobo)
- Regência: Ingrid Hollerbach
- Solista: Emanuelle Cardoso e Thays Simões
Repertório comentado:
João de Deus de Castro Lobo (Vila Rica, 8 de março de 1794 – Mariana, 26 de janeiro de 1832) foi um sacerdote, organista e compositor brasileiro, de origem afro-brasileira. Ativo em Vila Rica e Mariana (MG) no início do século XIX (especialmente na Catedral de Mariana), é hoje reconhecido como o principal autor mineiro de música sacra na primeira metade do século XIX.
O Magnum Mysterium é o 4º Responsório das Matinas de Natal, do compositor, que inclui o Invitatório, Hino e 8 Responsórios.
As Matinas de Natal eram realizadas geralmente nas primeiras horas de 25 de dezembro.
Hymne a la Nuit Rameau (Joseph Noyon)
- Regência: Sérgio Canedo
- Solista: Thays Simões
Repertório comentado:
A "Hymne à la Nuit" é uma ária da ópera-ballet "Hippolyte et Aricie", que é uma das obras mais conhecidas do compositor francês Jean-Philippe Rameau.
A ópera-ballet foi composta em 1733 e é uma das primeiras óperas de Rameau. A "Hymne à la Nuit" é uma ária que ocorre no início da obra.
Hallelujah (Haendel)
- Regência: Emanuelle Cardoso
Repertório comentado:
Messias é um Oratório (obra sacra como uma ópera, com uma história, mas sem encenação) composto por Georg Friedrich Haendel em 1741, com 51 movimentos divididos em 3 partes. O Hallelujah é o 42 o movimento.
Canção dos sinos (Mykola Leontovych)
- Regência: Flávia Campanha
Repertório comentado:
A "Canção dos Sinos" é uma canção natalina ucraniana chamada "Shchedryk", composta por Mykola Leontovych em 1904.
Ela foi posteriormente adaptada para outras línguas e ganhou popularidade
internacional, especialmente após ser reorganizada com a letra em inglês "Carol of the Bells".
Adeste Fideles (John F. Wade)
- Regência: Luiz Flávio
Repertório comentado:
Essa música é também chamada de Hino Português, porque é mais provável que o
autor seja o Rei D. João IV, o "Rei Músico", que nasceu em 1604.
Um manuscrito dessa música foi achado num palácio real na vila de Évora, datado de 1640. A autoria que consta em muitas partituras, inclusive na nossa, de John F. Wade, é improvável, pois esse é um músico do sec. XVIII, muito posterior à data do manuscrito encontrado, O mais provável é que ele tenha apenas traduzido
o hino para o Inglês ("O Come All Ye Faithful").
Surgem Anjos Proclamando
- Regência: Eliane Fajioli
Repertório comentado:
Essa é a versão em português da música francesa tradicional de natal Les Anges dans nos campagnes (Os anjos nos nossos campos). É conhecida também como Glória, por causa de seu refrão.
Pot pourri Natalino II (arranjo.: Leo Cunha
- Regência: Léo Cunha
Repertório comentado:
É um conjunto de várias músicas natalinas muito conhecidas: Natal Branco, Bom Natal, Pinheirinhos e Noite Feliz.
Oh Holy Night (Adolphe-Charles Adam)
- Regência: Eric Lana
- Solistas: Emanuelle Cardoso, Giancarlos Souza e Thays Simões
Repertório comentado:
Oh Holy Night é a versão em inglês da música Minuit Chretien composta por Adolphe-Charles Adam, um compositor francês do século XIX, em 1847.
A letra da canção foi escrita pelo poeta francês Placide Cappeau, e em 1855 ganhou versão em inglês, escrita por John Sullivan Dwight.
Mary Had a Baby (Negro Spiritual; Arr.: Robert Shaw)
- Regência: Guilherme Bragança
- Solista: Emanuelle Cardoso
Repertório comentado:
Mary Had a Baby é um Negro Spiritual muito cantado durante o Natal. O Negro Spiritual é um estilo que nasceu do lamento e da necessidade de comunicação dos escravos, uma vez que, durante o trabalho nas ferrovias e plantações eram privados por seus donos de conversarem entre si. Assim, elaboravam cânticos com perguntas e respostas, com temática religiosa.
Apesar da conotação religiosa, o Negro Spiritual tinha, principalmente, uma função política que objetivava a liberdade e o fim da escravidão.
African Noel (Canção natalina tradicional africana / Arr.: Victor C. Johnson)
- Regência: Ingrid Hollerbach
Repertório comentado:
African Noel é uma canção tradicional da Libéria: Banuwa que significa Não Chore, menina. Ganhou uma versão em inglês e vários arranjos, transformando-se numa popular música natalina.
Babethandaza (Folclore sul africano / Arr.: Daniel Hughes)
- Regência: Cleude William
Repertório comentado:
Babethandaz é uma canção sul-africana que ficou muito conhecida como um hino anti-apatheid, junto com outra canção também frequentemente cantada no Natal, que é o Syahamba.
Aqui, as duas canções se mesclam. A letra é a seguinte: "As coisas são (como são) por causa da oração. Nossas mães costumavam rezar: Caminhamos na luz do Senhor".