PPAG 2020-2023 – REVISÃO PARA 2023: Entenda

PPAG 2020-2023 – REVISÃO PARA 2023
Entenda
PPAG 2020-2023 – REVISÃO PARA 2023
Entenda

O Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) é o planejamento da atuação do Estado para um período de quatro anos. Após a elaboração participativa do PPAG, os programas e as ações dos grupos temáticos do plano passam por uma revisão anual, para adequá-lo ao Orçamento do próximo ano.

Os projetos de lei de elaboração e de revisão do PPAG são enviados obrigatoriamente pelo Poder Executivo à ALMG para análise dos deputados e das deputadas. Desde 2003, a ALMG organiza a Discussão Participativa do PPAG. As sugestões da sociedade civil discutidas e elaboradas durante o evento podem ser incorporadas aos projetos, tanto em sua fase de elaboração, quanto nas revisões. 

Objetivos

  • Elaborar a Revisão 2023 do PPAG 2020-2023 
  • Discutir e elaborar sugestões de intervenção nas propostas de planejamento e orçamento elaboradas pelo Poder Executivo, seguida de entrega das sugestões para as Comissões da ALMG
  • Assegurar a pluralidade do processo participativo da ALMG
  • Formar conhecimento estratégico sobre o processo legislativo, acompanhamento de políticas públicas, planejamento e orçamento público

Saiba como funciona

Conheça ações do evento

Uma consulta pública temática on-line recolhe sugestões para o processo de revisão do PPAG para o próximo ano. Para participar, é preciso se cadastrar no Portal da ALMG, onde é possível enviar e conferir todas as contribuições recebidas.

As sugestões recebidas e analisadas pela equipe técnica da ALMG poderão se transformar em emendas tanto ao projeto do PPAG quanto ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como em requerimentos a serem enviados pelo Parlamento mineiro com pedidos de informações ou de providências a outro órgão ou entidade governamental.

A novidade nesta edição de revisão do PPAG é a volta do formato presencial, por meio de grupos de trabalho, após dois anos sendo realizada de forma totalmente virtual em razão da pandemia de Covid-19.

Serão 5 dias de encontros com recorte temático e públicos definidos pela Comissão de Participação Popular, além de outras entidades que interagem com a Assembleia de Minas.

Ao final do evento, uma audiência pública é realizada pelas comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária. O objetivo é promover um debate conjunto sobre as sugestões obtidas nos grupos de trabalho.