Presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, fez um pronunciamento durante a abertura do evento, em Belo Horizonte.
11/11/2025
Os deputados e as deputadas estaduais criaram a lei que liberou para a saúde R$ 7 bilhões. Um trabalho que vai beneficiar todos os municípios mineiros.
Prazo para uso das verbas é estendido; entenda as leis sobre o assunto
Foi publicada no Diário do Executivo (21/10/25) norma que autoriza a extensão do prazo para utilização de verbas da saúde transferidos pelo Estado às prefeituras.
A Lei Complementar 186, de 2025, estabelece uma nova data-limite para a aplicação dos recursos: o final do exercício financeiro de 2025.
O uso dos recursos está previsto originalmente na Lei Complementar 171, de 2023, uma iniciativa da ALMG de autoria coletiva de 40 parlamentares.
Essa lei possibilitou a transferência de saldos constantes dos fundos municipais de saúde, provenientes de repasses não efetivados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e remanescentes de parcerias e convênios firmados com o Estado em exercícios anteriores.
Confira os prazos da nova data-limite
Os prazos para a execução dos recursos já foram prorrogados duas vezes, mas ainda há prefeituras que não os utilizaram. Além da regra geral de extensão da data-limite até o final de 2025, os municípios e os consórcios ficam vinculados a novos prazos, diante das seguintes hipóteses:
- até o fim do exercício financeiro de 2026, caso o instrumento jurídico se encerre até 31 de dezembro de 2025
- até 12 meses contados do fim da vigência do instrumento jurídico, caso este se encerre após 31 de dezembro de 2025, desde que seu objeto tenha sido cumprido
Consulte passo a passo para adesão dos municípios
Confira também a execução das verbas da lei estadual que liberou R$ 7 blhões para a saúde.
Deputados e deputadas estaduais destinam verbas do Orçamento para a população
Além disso, ao longo do ano, os deputados e as deputadas destinam parte do dinheiro do orçamento para reformas de escolas, asilos, recuperação de estradas compra de ambulâncias, de viaturas e muito mais. E fiscalizam para que o dinheiro seja aplicado onde as pessoas mais precisam. Esses recursos vêm das emendas parlamentares ao orçamento do Estado!
O Parlamento mineiro trabalha constantemente para ampliar, cada vez mais, o acesso dos mineiros e mineiras a serviços públicos de qualidade.
Veja exemplos de como o trabalho dos parlamentares melhora nosso Estado
E muitos outros benefícios em vários municípios mineiros...
Esta página está em constante atualização.











