Material de Consulta - Estudantes

O Parlamento Jovem de Minas oferece material de consulta aos estudantes do ensino médio, para estimular as discussões sobre o tema da Edição 2013, Cidades Sustentáveis.

Programa Cidades Sustentáveis

Boas Práticas
Boas Práticas

 

Uso e Conservação da Água

2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água - data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é mostrar que a cooperação entre diferentes grupos pode superar a desigualdade no acesso à água, erradicar a pobreza e melhorar as condições de vida da população.

A cooperação não é um conceito distante de nós. Ela está na origem do comitê de bacia hidrográfica, uma espécie de colegiado formado pelo poder público, pelos usuários das águas e pelos cidadãos. Ele tem competência para aprovar o plano diretor da bacia (diretrizes e metas para investimentos e obras), a forma e os valores da cobrança pelo uso da água.

Todos os municípios mineiros estão na área de abrangência de um ou mais comitês de bacia hidrográfica. Conheça o comitê de sua cidade ou região.

Água e saneamento básico

Produção e Consumo

Somos a sociedade do desperdício. Jogamos fora, todos os dias, centenas de milhares de toneladas de resíduos orgânicos, plástico, vidro, metais e materiais eletrônicos.

E o que acontece com esse lixo? É reciclado, vira adubo, é queimado, é jogado em lixões, é exportado?
Dos 853 municípios mineiros, 267 (23,04%) ainda convivem com os lixões, segundo a Fundação Estadual do Meio Ambiente.

 

O mar também tem um grande lixão. Ele fica entre o Havaí e a costa da Califórnia (Estados Unidos). É uma área maior que alguns estados brasileiros!

 

Pense no global, aja localmente

Akatu - Vídeo Consciente Coletivo

linha

 

WWF - Pegada Ecológica

Gestão do Espaço Urbano e Rural

Falar de mobilidade é falar de gestão do espaço urbano. Uma cidade com boa mobilidade oferece condições para que as pessoas se locomovam fácil e confortavelmente, independente do modo de transporte.

Você sabia que as cidades com mais de 20 mil habitantes têm que elaborar planos de mobilidade urbana até janeiro de 2015? Caso contrário, deixarão de receber dinheiro do Governo Federal para essa área. Os planos têm que priorizar o transporte não motorizado e o transporte coletivo.
Das 18 cidades que participam da edição 2013 do PJ de Minas, 17 têm mais de 20 mil habitantes. A exceção é Matias Barbosa, com 13.435.

A Assembleia de Minas promove evento sobre esse tema.

O teleférico e a falta de planejamento urbano

O teleférico do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, ficou famoso também em uma novela. Essa obra revela as consequências da falta de planejamento das cidades. Veja nessa história emocionante que, sim, parece coisa de novela!

Conheça a campanha Mobilize-se