Notícias

Visita a Barra Longa verificará contaminação do solo e do ar

Deputados também pretendem ouvir a população local sobre a atuação do poder público na área. Consequências da tragédia ainda são debatidas após quase 8 anos do rompimento da barragem em Mariana.

15/06/2023 - 13:25
Imagem

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará visita ao distrito de Barra Longa, em Mariana (Central), nesta sexta-feira (16/6/23), a partir das 9h30, com o objetivo de verificar a situação de contaminação do solo e do ar após o rompimento da barragem, em novembro de 2015.

O ponto de encontro será na Igreja Nossa Senhora da Conceição (Gesteira), no distrito de Barra Longa. Após a visita, a comissão também ouvirá a população local sobre a atuação do poder público, na Fazenda Cerceau, no distrito de Pedras, também em Mariana. O objetivo é contribuir com os trabalhos da Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana.

O requerimento para realização da visita é da deputada Beatriz Cerqueira (PT). Em reunião realizada no último dia 19 de maio pela comissão na ALMG, com os atingidos de Barra Longa, a deputada enfatizou que as mineradoras mentem na grande mídia, usando de publicidade para passar uma ideia de que os problemas estão sendo resolvidos, o que não é verdade. “Imagina se uma grande empresa destrói a sua casa e, 8 anos depois, a situação não se resolve e você não é restituído. É algo absurdo e até difícil de explicar”, disse. 

Imagem

Naquela ocasião, o promotor de justiça e coordenador geral da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Paulo César Vicente de Lima, havia prometido repercutir dentro do Ministério Público as principais reclamações dos atingidos, envolvendo problemas estruturais nas casas de reassentamento construídas pela Fundação Renova

O Ministério Público também teria assinado, sem acordo com os atingidos, a liberação de uma lista de recursos para a reforma das casas construídas pela Fundação. A população protestou pelo baixo valor dos recursos liberados, totalmente fora da realidade dos custos de materiais de construção no mercado. 

O promotor é um dos convidados a acompanhar a visita. Além dele, foram chamados os deputados federais Rogério Correia e Padre João (ambos do PT-MG), e a procuradora-chefe da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente da Advocacia-Geral da União, Mariana Barbosa Cirne. 

Lista
Comissão de Administração Pública e Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana - debate sobre o reassentamento coletivo das famílias de Barra Longa
Comissão de Administração Pública e Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana - debate sobre o reassentamento coletivo das famílias de Barra Longa

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine