Viação Cipó é destaque na Comissão de Cultura nesta quarta (3)
Além do jornalista Otávio di Toledo, apresentador de programa de TV, prefeituras de Nepomuceno e de Arcos também serão lembradas por ações de promoção da cultura mineira.
02/07/2024 - 19:35A Comissão de Cultura promove uma homenagem tripla em reunião nesta quarta-feira (3/7/24), a partir das 16 horas, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Serão entregues diplomas referentes aos votos de congratulações com o jornalista Otávio di Toledo e com as prefeituras de Nepomuceno e de Arcos, todos em razão de ações de resgate, valorização e divulgação dos saberes e da cultura mineira, estimulando a memória afetiva e a geração de trabalho, emprego e renda para os municípios.
A reunião atende a requerimentos do 1º-secretário da ALMG, deputado Antônio Carlos Arantes (PL).
Em um dos requerimentos, Antonio Carlos Arantes destaca o currículo e explica os motivos da homenagem ao apresentador de TV, jornalista, historiador e documentarista Otávio José Lima Pereira, mais conhecido como Otávio di Toledo ou simplesmente Toledo.
Ele é graduado em jornalismo com pós-graduação em história e, desde 2003, comanda o Programa “Viação Cipó”, exibido pela TV Alterosa/SBT. Com mais de mil episódios, o programa é uma revista de variedades sobre Minas Gerais que vai ao ar todos os domingos, às 10 horas, com reprise aos sábados, às 9 horas.
“Apaixonado por Minas Gerais, Toledo faz história na TV mineira. São 20 anos de carreira como apresentador da Viação Cipó e ainda 25 anos no programa esportivo da casa: o Alterosa Esporte”, lembra o parlamentar no requerimento.
O texto destaca ainda que Toledo e sua equipe viajam semanalmente pelo Estado para explorar a cultura e a história de cada município que visitam. Com o crescimento das redes sociais, ele também lançou, em 2016, o projeto “Viajando com Toledo”, que é uma extensão das viagens feitas por Minas Gerais.
“Por meio das mídias sociais, Toledo consegue ter um contato direto com o público e produzir um conteúdo com a mesma qualidade da televisão”, aponta, ainda, Antonio Carlos Arantes.
O requerimento também destaca que o jornalista é um dos fundadores da Associação Turística, Cultural, Ecológica e Esportiva Minas Gerais, por meio da qual ele passou a propor projetos culturais.
“Atualmente, já são sete produções de filmes na categoria de documentários de média metragem, cujo objetivo principal é ampliar ao máximo a história e a cultura mineiras, além de trazer a consciência de que só o conhecimento pode salvaguardar nossa história”, explica o parlamentar.
Os outros agraciados com homenagens, que também devem enviar representantes à audiência na ALMG, são a prefeitura de Nepomuceno (Sul), em virtude da realização do 3º Festival de Café e Comida Mineira, e a prefeitura de Arcos (Centro-Oeste), pela realização do 3º Festival de Gastronomia Delícias da Roça.