Universidades estaduais são tema de debate público nesta sexta (17)
Serão discutidos na ALMG o financiamento da Uemg e da Unimontes, as carreiras dos professores e técnicos e as políticas para os estudantes.
16/11/2023 - 18:27As universidades estaduais mineiras são tema de um debate público que a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove ao longo desta sexta-feira (17/11/23). O evento, realizado a requerimento da presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), terá atividades das 9 horas até as 18 horas, no Auditório José Alencar.
Entre os temas a serem discutidos (confira a programação no link acima), destacam-se o financiamento das universidades estaduais e as questões relativas às carreiras dos professores e dos funcionários técnico-administrativos dessas instituições. Também estarão em pauta as políticas de assistência estudantil.
A programação do evento prevê uma solenidade de abertura, às 9 horas, e três mesas de discussões. A mesa 1, às 10 horas, vai debater o financiamento das universidades e seu papel no desenvolvimento regional. Foram convidados para essa atividade, entre outros, a reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Lavínia Rosa Rodrigues, e o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Wagner de Paulo Santiago.
A mesa 2 começa às 14 horas, após intervalo para almoço, com discussões sobre as carreiras dos profissionais da educação superior, inclusive a redução do número de professores e funcionários técnico-administrativos e perdas remuneratórias sofridas pelas categorias. Foram convidados representantes dos profissionais dessas universidades e a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.
As políticas de assistência estudantil nas universidades estaduais são tema da mesa 3. Está prevista a presença de representantes de diversas entidades estudantis. Todas as mesas serão seguidas de debates.