Notícias

Minas Gerais pela ciência

Uberlândia recebe o Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência

Encontro regional será realizado nesta segunda (16/9) e abrange as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

09/09/2024 - 08:49 - Atualizado em 16/09/2024 - 09:02
Imagem

Uberlândia é mais uma cidade a receber o Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um desenvolvimento inclusivo e sustentável. A reunião, na próxima segunda-feira (16), vai recolher sugestões da população do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba para o plano estadual sobre ciência, tecnologia e inovação.

O evento, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com 50 instituições, será realizado no Anfiteatro 5R-AB do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na avenida João Naves de Ávila, 2.121, Bairro Santa Mônica.

Interessados já podem se inscrever no Portal da Assembleia até as 15 horas de sexta-feira (13/9). Também é possível se inscrever presencialmente, no dia e local do evento, a depender da disponibilidade de vagas. Contribuições para o plano também serão recebidas por meio de consulta pública já em andamento.

Botão

A programação é a mesma em cada encontro regional e começa às 8 horas, com o credenciamento. Às 9 horas, há a abertura e, na sequência, às 10 horas, serão feitas duas palestras, uma sobre a importância da construção de um Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e outra sobre o cenário, potencialidades e desafios regionais.

Em Uberlândia, os palestrantes serão os professores da UFU Carlos Henrique de Carvalho e Marisa dos Reis Azevedo Botelho. Ele é doutor em História, com pós-doutorado em História da Educação. Já Marisa é doutora em Ciências Econômicas. Ambos são bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em seguida, grupos de trabalho farão a análise das propostas do plano em quatro eixos: Estrutura da política de ciência, tecnologia e inovação no Estado; Desenvolvimento social e qualidade de vida; Natureza e sociedade; e Cidades inteligentes, sustentáveis e criativas.

As preocupações centrais da discussão estão voltadas para a redução de desigualdades sociais, de gênero e de raça e para a garantia de recuperação, conservação e proteção ambiental e da sustentabilidade.

No encerramento do encontro, os participantes também escolherão representantes das regiões Triângulo e Alto Paranaíba que estarão na etapa final do Fórum, em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 27 de novembro. Ao todo, serão realizados sete encontros regionais. Depois de Uberlândia, ocorre a reunião das Regiões Metropolitana de BH, Central e Centro-Oeste, em Belo Horizonte, no dia 11 de outubro.

Centro Biotecnológico de Plantas Psicoativas

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine