UFMG e Assembleia analisam diagnóstico da educação básica
Audiências públicas e seminário internacional abordam resultados de pesquisa sobre as condições de ensino no Brasil e na América Latina.
22/03/2024 - 14:36 - Atualizado em 25/03/2024 - 17:36A condição de ensino e a situação das professoras e professores da educação básica na América Latina, Brasil e Minas Gerais serão temas do Seminário Internacional de Educação que acontecerá na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na segunda e terça-feiras (25 e 26 /3/24). O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa sobre Profissão Docente (Prodoc) da UFMG e pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG.
Nos dois dias, os debates serão mediados pelas deputadas Beatriz Cerqueira (PT) e Macaé Evaristo (PT). Ambas são respectivamente presidenta e vice da Comissão de Educação e, também, autoras dos requerimentos para realização dos eventos.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 9 horas do dia 25 de março, por meio do QR Code ao final da programação completa do evento.
Para a deputada Macaé Evaristo, a importância do Seminário Internacional de Educação está em oferecer uma perspectiva mais ampla de análise do trabalho docente na rede estadual de educação de Minas Gerais.
Na segunda-feira (25/3/24), acontecem duas audiências públicas da Comissão de Educação, ambas no Auditório José Alencar, da ALMG. Às 9h30 será a mesa de abertura sobre o tema “A condição docente de professoras e professores da educação básica". Às 10 horas, o professor Emílio Fanfani, da Universidad de Buenos Aires (Argentina), fará uma conferência sobre o tema no âmbito da América Latina.
Ainda na segunda-feira, a partir das 14 horas, haverá uma segunda audiência pública para apresentação e discussão de resultados finais da pesquisa coletiva do Prodoc sobre a condição docente de professores da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. A pesquisa foi coordenada pelo professor Júlio Emílio Diniz-Pereira, da Faculdade de Educação da UFMG e também coordenador do Prodoc.
Em seguida, uma mesa redonda debaterá os subtemas: carreira e remuneração, ensino médio, tecnologias e educação e vínculos de trabalho.
Os debates continuam na terça-feira (26/03/24), desta vez no Auditório da Escola do Legislativo da ALMG. Pela manhã, a partir das 9 horas, serão debatidas questões como formação inicial, formação continuada e práticas pedagógicas. A partir das 14 horas, os assuntos tratados serão alfabetização e letramento, educação matemática e ensino de história.
Às 16 horas de terça, os resultados finais da pesquisa sobre a condição docente serão debatidos em uma nova audiência pública da Comissão de Educação, no Auditório José Alencar.

