Notícias

Tragédia de Brumadinho ganha destaque em discursos no Plenário

Parlamentares ainda abordaram situação da Palestina, combate ao câncer e atuação do governo federal.

05/02/2025 - 17:51
Imagem

Os seis anos da tragédia de Brumadinho foram lembrados nos discursos proferidos na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) de quarta-feira (5/2/25). Os parlamentares também abordaram outras questões, como a situação da Palestina, o combate ao câncer e a atuação do governo federal.

Botão

O rompimento da barragem de Córrego do Feijão, que matou 272 pessoas em 2019, foi o tema da fala da deputada Bella Gonçalves (Psol). Ela criticou a presença do governador Romeu Zema na inauguração do Memorial Brumadinho, que homenageia as vítimas da tragédia. 

Segundo ela, a participação do chefe do Poder Executivo no evento gerou estranheza entre os familiares das vítimas da tragédia. “Por acaso Zema não conhece a dor dessas famílias? Não conhece o sentimento de revolta com o Estado e com as mineradoras?”, criticou a parlamentar, que considerou o governo omisso na fiscalização da atividade minerária.

A deputada Ana Paula Siqueira (Rede) acrescentou que, passados seis anos, os responsáveis pelo rompimento da barragem da Vale não foram punidos. “Não esqueceremos as vítimas desse crime. Não aceitaremos o descaso e a falta de compromisso com a punição (dos responsáveis)”, afirmou.

A parlamentar lembrou que a população de Brumadinho convive atualmente com vários problemas de saúde decorrentes do colapso da estrutura da Vale. Segundo ela, um estudo da Fiocruz constatou a contaminação de crianças por metais pesados que compunham a lama de rejeitos de mineração que se espalhou por todo o Vale do Paraopeba.

Lista

Faixa de Gaza e câncer de mama

Já o deputado Betão (PT) foi à tribuna para criticar a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de remover a população palestina da Faixa de Gaza. Ele manifestou sua indignação com a declaração do líder norte-americano, que considerou ultrajante. 

“Essa proposta fere não apenas os mais básicos princípios dos direitos humanos, como também representa uma afronta direta ao direito à autodeterminação dos povos. Não podemos permanecer calados diante de tamanha afronta”, afirmou.

A propósito do Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 5 de fevereiro, o deputado Elismar Prado (PSD) lembrou que a cobertura desse exame em Minas Gerais está abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele ressaltou que o diagnóstico precoce pode evitar muitas mortes por câncer de mama.

O parlamentar lamentou que os gastos estaduais na prevenção do câncer são irrisórios e lembrou que existem muitos vazios assistenciais no interior do Estado, que dificultam o adequado tratamento dos pacientes. Ele ainda informou que apresentou um projeto de lei para estabelecer uma política estadual de enfrentamento da doença. O objetivo é garantir a criação de centros de prevenção e diagnóstico acessíveis à população.

Atuação do governo federal divide opiniões

Vídeo

O deputado Eduardo Azevedo (PL) criticou a atuação do governo federal, que preconizou menos intervenções do Estado na economia. “Temos visto ataques ao agronegócio e às mineradoras, que são quem realmente produz. Toda a riqueza vem da iniciativa privada. O poder público tão somente consome esses recursos”, afirmou.

Na opinião do parlamentar, o País caminha para uma recessão econômica. Ele reforçou que discorda dos gastos com programas sociais. “A política atual desse ‘desgoverno’ é comprar a população desfavorecida com assistencialismo. Essa população se torna totalmente dependente do poder público. Mas o cidadão brasileiro não quer viver de assistencialismo; quer ter a oportunidade de trabalhar e sustentar sua família”, criticou.

Por outro lado, o deputado Ricardo Campos (PT) elogiou a proposta de privatização da BR-251, que, segundo ele, vai viabilizar os investimentos necessários para reduzir os acidentes nessa rodovia que corta o Norte de Minas. Ele também ressaltou a proposta de construção de 500 novas unidades básicas de saúde com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O governo Lula tem feito o Brasil voltar a ser feliz”, finalizou.

Reunião Ordinária - tarde - análise de proposições

Críticas aos governos Zema e Lula pautam pronunciamentos em Plenário TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine