Trabalho intenso e negociação marcaram primeiro ano da 20ª Legislatura
Em Reunião Solene de encerramento, presidente Tadeu Martins Leite apresentou relatório sobre a atuação da Assembleia em 2023.
20/12/2023 - 17:50Em Reunião Solene de Plenário, na quarta-feira (20/12/23), para encerramento do primeiro ano da 20ª Legislatura (período de quatro anos para os quais os parlamentares são eleitos), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), apresentou relatório sobre a atuação do Legislativo em 2023.
Neste ano, foram realizadas mais de 120 reuniões de Plenário, entre ordinárias e extraordinárias, das quais mais de 50 deliberativas. Foram realizadas, ainda, 37 reuniões especiais, destinadas a homenagear e reconhecer aquelas pessoas que contribuíram com o desenvolvimento e o progresso do Estado.
Ao longo de 2023, a Assembleia de Minas deliberou sobre mais de 300 proposições, incluindo projetos de lei (PLs), projetos de lei complementar (PLCs), projetos de resolução (PRE), propostas de emenda à Constituição (PECs) e vetos do governador.
Além disso, o Legislativo aprovou 136 requerimentos de pedido de informações a entidades públicas e privadas, em áreas como saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, desenvolvimento econômico, assistência social e infraestrutura, atendendo todas as regiões do Estado.
Dentre as proposições, destacam-se 145 projetos para aprimoramento de políticas públicas, 67 para doar imóveis a municípios, 52 que reconheceram características marcantes da nossa cultura como de relevante interesse cultural, 17 para criar datas comemorativas e 8 para oferecer homenagens cívicas. Além de projetos do Poder Executivo e de outros poderes, foram analisadas proposições de autoria de 66 deputadas e deputados
Comissões tiveram ano de trabalho intenso
As comissões da Assembleia, em 2023, realizaram mais de 1.060 reuniões e 44 visitas técnicas. Das atividades promovidas por elas, 409 foram destinadas a eventos, divididas em 320 audiências públicas, 37 audiências de convidados e 8 debates públicos.
O Assembleia Fiscaliza recebeu secretários e dirigentes de órgãos estaduais em reuniões das comissões para prestarem informações sobre a gestão do Executivo.
Como desdobramento desse programa, a ALMG criou o Tema em Foco, conjunto de atividades de comissões para acompanhamento intensivo de políticas públicas. Na edição de 2023/2024, as comissões escolhem um tema e executam um plano de trabalho. Ao final, devem apresentar relatório de atividades com conclusões e sugestões de encaminhamentos.
Atividades estimularam participação popular
A Assembleia de Minas realizou em 2023 cinco eventos institucionais, sendo três ciclos de debates:
• “Saúde para Todas”, atividade do Sempre Vivas, evento anual realizado pela Casa por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que neste ano teve como tema a saúde das mulheres;
• “Obesidade é Doença: o desafio é de todos”, que reuniu autoridades e especialistas para discutir os desafios relacionados à prevenção e ao tratamento da obesidade e do qual resultaram propostas que poderão subsidiar as atividades legislativas;
• “Endividamento de Minas Gerais”, para promover o diálogo entre segmentos da sociedade na busca de soluções para a dívida pública do Estado.
Foi realizada também a 21ª edição da Discussão Participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), atividade promovida anualmente pela Assembleia de Minas e que em 2023 foi marcada pela volta da interiorização.
Como ocorre anualmente, a Assembleia de Minas realizou a 21ª edição da Discussão Participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), marcada pela volta da interiorização.
Foram realizados encontros regionais em Teófilo Otoni (Jequitinhonha/Mucuri), Caratinga (Rio Doce), Montes Claros (Região Norte) e Diamantina (Região Central), além dos grupos de trabalho na Capital e de uma consulta pública no Portal da Assembleia. Desse evento participativo, resultaram 611 propostas vindas da população, que deram origem a 318 requerimentos com indicações de projetos e atividades para aplicação de recursos orçamentários e com pedidos de informações e de providências.
Participaram dos três ciclos de debates e da discussão do PPAG cerca de 1.100 pessoas, entre as quais representantes de 337 entidades da sociedade civil e do poder público, relacionados às temáticas em discussão.
Ainda em relação aos eventos participativos, foram realizados oito Encontros com a Procuradoria da Mulher, que abordaram diferentes temas relacionados à equidade de gênero e ao combate da violência contra as mulheres.
Protagonismo na negociação da dívida
O presidente Tadeu Martins Leite destacou o protagonismo do Parlamento mineiro, em 2023, nas negociações por uma solução definitiva para o endividamento do Estado.
Ele lembrou que a Assembleia apresentou à sociedade mineira a construção de alternativas viáveis para o pagamento da dívida de Minas com a União, que há 25 anos vem comprometendo a realização de investimentos e a destinação de recursos a serviços públicos.
Parlamentares exaltaram, durante a Reunião Solene, o trabalho de intermediação. Parabenizaram o presidente da ALMG os deputados Sargento Rodrigues (PL), Gil Pereira (PSD), Tito Torres (PSD) e Ulysses Gomes (PT) e as deputadas Maria Clara Marra (PSDB) e Beatriz Cerqueira (PT). Ressaltaram que a nova negociação com a União impediu a aprovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), considerado por muitos como prejudicial ao Estado e aos mineiros.
Parlamentares se pronunciam
Em suas falas, os deputados também abordaram outros assuntos. Sargento Rodrigues lamentou a falta de repasses pelo governo do Estado de contribuições patronais ao Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais (IPSM).
Gil Pereira demonstrou preocupação com a seca no Norte de Minas e sugeriu isenção da tarifa de energia para poços artesianos das associações comunitárias.
Tito Torres elogiou o trabalho dos deputados da oposição ao longo do ano, destacando a mobilização contra o RRF.
Ulysses Gomes afirmou que os parlamentares da oposição conseguiram provar que, com diálogo, respeito e participação, é possível encontrar soluções benéficas para Minas.
Maria Clara Marra pediu atenção a projetos que visam melhorar a qualidade de vida de pessoas com espectro autista.
Beatriz Cerqueira agradeceu a aprovação do projeto de lei de enfrentamento à violência política de gênero, lembrando que a iniciativa é pioneira no Brasil.
O deputado Bruno Engler (PL) também se pronunciou, para fazer um balanço de seu trabalho parlamentar “na defesa dos valores cristãos e da família”.
O deputado Adriano Alvarenga (PP) apresentou felicitações pelas festas de fim de ano.
Nesta quinta-feira (21), tem início o período de recesso parlamentar. As atividades legislativas serão retomadas em 1º de fevereiro de 2024. Os setores administrativos da Assembleia continuam funcionando regularmente.