Notícias

Dívida com a União

Tadeu Martins Leite recebe senador Rodrigo Pacheco para tratar de solução para dívida de Minas

Em reunião na ALMG, chefes do Legislativo mineiro e do Congresso Nacional analisam alternativa para endividamento do Estado. Solução para o problema pode estar próxima.

27/06/2024 - 22:14
Imagem

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), recebeu o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD), no Salão Nobre da ALMG, nesta quinta-feira (27/6/24). No encontro, dialogaram sobre proposta alternativa para que estados endividados com a União, caso de Minas Gerais, repactuem tais débitos.

A reunião ainda contou com a participação do ministro das Minas e Energia, o mineiro Alexandre Silveira (PSD), do deputado federal Odair Cunha (PT), e dos parlamentares da ALMG Beatriz Cerqueira (PT), Doutor Jean Freire (PT), Alencar da Silveira Jr, (PDT), Cassio Soares (PSD), Betinho Pinto Coelho (PV), Neilando Pimenta (PSB),  Carlos Henrique (Republicanos) e o deputado licenciado Noraldino Júnior (PSB).

Após a reunião, os líderes dos Parlamentos estadual e federal concederam entrevista coletiva, na qual abordaram o andamento das articulações para concretizar a proposição alternativa. Esse novo projeto tem sido tema de diversas negociações com o governo do Estado e a União, muitos desses encontros com a participação direta do presidente da Assembleia Legislativa, conforme lembrou Rodrigo Pacheco. 

Citação

O senador completou que, após essa reunião, os representantes do governo federal prometeram estudar a proposta e assim o fizeram. Segundo Pacheco, no início desta semana, veio a resposta de que o programa foi bem aceito, estaria estruturado e aguardando apenas o aval do presidente Lula. A expectativa é de que o governo federal bata o martelo na próxima semana. Tão logo isso ocorra, deve ser iniciada a tramitação do projeto no Senado Federal.

Vídeo

No programa defendido por Pacheco, constam, entre outros pontos, revisão do indexador dos juros a fim de diminuir o percentual aplicado; transferência de ativos dos estados para União para amortizar o débito; desconto nos juros dos entes devedores que comprovarem investimentos em educação, segurança e infraestrutura; criação de um fundo comum, ao qual todos os estados terão acesso, mesmo aqueles sem problemas fiscais.

Uma solução definitiva para o futuro de Minas

O presidente da ALMG avalia que a proposição apresentada é a melhor solução para a dívida de mais de R$ 160 bilhões, que afeta tão negativamente Minas Gerais. Isso porque a sugestão busca evitar impactos negativos sobre os servidores e os serviços públicos. Além disso, propõe efetiva redução no valor total a ser pago, o que não ocorreria com o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) apresentado pelo Executivo estadual - e parado na ALMG, exatamente para que seja concluída a alternativa mais viável e saudável para Minas Gerais.

“O principal tema e problema de Minas Gerais é a dívida. Estamos todos juntos, a Assembleia Legislativa e o Congresso Nacional especialmente, mas também os governos federal e estadual, tentando construir esta solução que vem se aproximando e que, nos próximos dias, deveremos ter tramitando no Senado Federal. Cabe à Assembleia aguardar o que vai acontecer em Brasília, quais serão os critérios da proposta que, não tenho dúvida, é muito melhor do que o Regime de Recuperação Fiscal”, avaliou Tadeu Martins Leite.

Áudio

Para o presidente da Assembleia, essa construção conjunta visa uma solução definitiva, não apenas para um governo, mas para Minas Gerais, para o futuro do Estado. Tadeu Martins Leite afirmou que todos os parlamentares da Casa estão empenhados nessa meta.

Outro ponto abordado durante a entrevista diz respeito ao prazo de 20 de julho - estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que Minas volte a pagar parcelas da dívida. Rodrigo Pacheco disse acreditar que, diante desta articulação conjunta, envolvendo todos os atores interessados, o STF, "que tem se mostrado sensível ao tema", deve dar nova dilatação no prazo, enquanto tramita a proposta alternativa.

Encontro do presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite, com o presidente do Congresso Nacional,  Rodrigo Pacheco, para tratar da dívida de Minas Gerais

Dívida de Minas pode estar prestes a ser solucionada TV Assembleia
“Foi o presidente Tadeu Leite quem levou até mim a necessidade de se buscar essa alternativa para Minas Gerais. Apresentamos ao governo do presidente Lula, aos ministros Fernando Haddad e Alexandre Silveira, numa reunião em que o Tadeu também participou, a proposta de uma Lei Complementar para constituir um novo programa de solução da dívida. Isso foi muito bem recebido naquele momento.”
Senador Rodrigo Pacheco
Presidente do Congresso Nacional

Áudio

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine