Siamig será homenageada com Reunião Especial no Plenário
Entidade reúne as indústrias sucroenergéticas do Estado e fomenta a realização de negócios com açúcar, etanol e bioenergia.
20/09/2023 - 11:31A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quinta-feira (21/9/23), às 19 horas, Reunião Especial no Plenário em homenagem à Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), que reúne 36 usinas de açúcar, etanol e bioeletricidade sediadas no Estado.
O requerimento para a solenidade tem como primeiro signatário o deputado Raul Belém (Cidadania) e aponta os relevantes serviços prestados pela Siamig na produção sustentável de cana-de-açúcar, açúcar, etanol e bioenergia, nos aspectos econômico, ambiental e social e no fomento à realização de negócios.
Para o parlamentar, a homenagem é um reconhecimento pela condução do trabalho da Siamig à frente dos usineiros e produtores de cana do Estado.
A Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais sucedeu a Associação de Usineiros de Minas Gerais, fundada em 27 de junho de 1964. Além da associação, o Siamig é integrado também pelo Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado de Minas Gerais e pelo Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Minas Gerais.
Minas é destaque
Dados da própria Siamig apontam o crescimento do setor em Minas Gerais. Até 1ª de setembro, a moagem de cana-de-açúcar no Estado atingiu 51,5 milhões de toneladas, com alta de 8,1% sobre o mesmo período da safra passada.
A produção de açúcar chegou a 3,47 milhões de toneladas, com crescimento de 10,8%. Já a fabricação de etanol total alcançou 2,05 bilhões de litros, 4% acima do volume em mesmo período do ano passado.
O mix de produção acumulado é de 51% para o açúcar, com 2 pontos percentuais acima da safra passada. De acordo com a entidade, os dados superam a expectativa da indústria e a safra deve se encerrar com volume recorde. O aumento da produtividade das lavouras é um dos pontos de destaque.