Segunda Musical traz peças musicais coreanas e russas
A soprano Ariel Castilho e o pianista João Pedro Vasconcelos se apresentam às 20 horas, no Teatro da Assembleia
20/06/2024 - 13:19Na próxima edição do Segunda Musical (24/6/24), a soprano Ariel Castilho e o pianista João Pedro Vasconcelos apresentam peças dos coreanos Isang Yun, Geung Soo Rim e Ga In Song; e dos russos Aleksandr Dargomyzhsky, Mikhail Glinka, Modest Mussorgsky e Sergei Rachmaninoff. O espetáculo será às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com entrada franca.
Ariel Castilho é bacharela em canto lírico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e formada no curso técnico em canto erudito do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), do Palácio das Artes. Primeira soprano no Coral Ars Nova desde 2019, foi solista em vários concertos e em festivais como o Canto em Trancoso, o Gramado in Concert e o Canto Mozarteum.
Premiada no Concurso Internacional de Canto Linus Lerner, Ariel foi a primeira e única brasileira a subir ao palco da Competição Internacional de Música de Seul (18th Seoul International Music Competition), na Coreia do Sul, desde sua criação em 2007. Além disso, foi a única latino-americana selecionada nessa competição, na última edição.
João Pedro Vasconcelos é músico e artista de teatro. É bacharelando em piano erudito na Escola de Música da UFMG. Começou seu estudo em piano aos nove anos, em sua cidade natal, Campo Grande (MS), onde mais tarde iniciou sua trajetória também no teatro. Desde 2020, é regente do Coral da Faculdade de Letras da UFMG, com o qual participou de diversos festivais presenciais e virtuais pelo Brasil.
João Pedro fez parte do Grupo Casa – Coletivo de Artistas, no qual atuou em mais de 30 espetáculos e dezenas de intervenções artísticas, como ator e diretor musical. Esteve em oficinas e ações formativas com o Grupo Espanca (MG), a Pequena Companhia de Teatro (MA), o Barracão Teatro (SP), Marcelo Onofri (SP), Jean-Jacques Lemêtre (França) e Francesca Della Monica (Itália). Em Belo Horizonte, o artista também criou trilhas sonoras para o espetáculo “De Onde Surgem As Margens”, da Escola de Belas Artes da UFMG, e para a cena “Um Preto”, na 20ª edição do Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto.