Sancionada alteração no Conselho da Medalha Juscelino Kubitschek
Presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região foi incluído como membro permanente do Conselho. Cadastro de médicos especialistas também foi publicado.
06/11/2024 - 10:03Foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta quarta-feira (6/11/24) a lei Lei 25.007, de 2024, que inclui o presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) como membro do Conselho Permanente da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek.
A norma tramitou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) como Projeto de Lei (PL) 2.509/24, de autoria do deputado Rodrigo Lopes (União).
O texto acrescenta um novo inciso ao artigo 6º da Lei 11.902, de 1995, que instituiu a medalha, para incluir o TRF-6 no rol de membros do conselho. Também compõem o Conselho Permanente da Medalha JK os presidentes da ALMG, do Tribunal de Justiça, da entidade Casa de Juscelino, do Instituto JK, o governador do Estado, o prefeito de Diamantina (Central) e um representante da família de Juscelino Kubitschek.
O conselho possui as seguintes atribuições:
-
aprovar ou rejeitar as propostas que lhe forem encaminhadas
-
zelar pelo prestígio da medalha e pela fiel execução desta lei e do regulamento a ela pertinentes
-
propor medidas necessárias ao bom desempenho de suas funções
-
elaborar o seu regimento interno
-
suspender ou cancelar o direito de uso da medalha, em razão de ato incompatível com a dignidade da honraria.
A Medalha JK tem o objetivo de premiar personalidades e entidades pela prestação de serviços de excepcional relevância à sociedade e que contribuam para o crescimento das instituições políticas e governamentais, bem como para o desenvolvimento de município, do Estado ou do País.
A solenidade de entrega acontece anualmente em Diamantina no dia 12 de setembro, local e data de nascimento do ex-presidente Juscelino Kubitschek.
