Retirada de presídio da região central de Neves será debatida na segunda-feira (24)
Audiência da Comissão de Segurança Pública será realizada na Câmara local, motivada por mais um crime violento envolvendo detentos.
21/03/2025 - 08:43Exigir a retirada da Penitenciária José Maria Alkimim da região central de Ribeirão das Neves (RMBH) é o objetivo da audiência que a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na segunda-feira (24/3/25), a partir das 9h45, na Câmara local (Avenida dos Nogueiras, 226 – Centro). A atividade atende a requerimento do deputado Vitório Júnior (PP).
Segundo o requerimento que deu origem ao debate, a retirada é urgente em virtude de crimes graves que têm ocorrido na cidade tendo o presídio como pano de fundo. Um dos mais recentes, conforme lembra o documento, aconteceu no dia 25 de novembro do ano passado, quando detentos do regime semiaberto, que apenas dormem no presídio, se depararam com integrantes de uma quadrilha rival e foram executados.
Na reunião em que foi aprovado o pedido da audiência, o deputado Vitório Júnior destacou vários problemas para a população de Neves, em virtude da grande concentração de presídios no município: cinco unidades prisionais e dois anexos.
A Penitenciária José Maria Alkimim foi o primeiro deles, construído na década de 1920, quando a cidade ainda não havia se emancipado de Betim. “Desde então, Ribeirão das Neves sempre carregou esse estigma de cidade cadeia”, lamentou. No “auge”, a cidade chegou a concentrar 20% da população carcerária do Estado.
Na avaliação do parlamentar, graças a investimentos na segurança pública e em outras áreas, Neves se desenvolveu e deixou para trás o posto de cidade mais violenta da RMBH, mas a presença dos presídios ainda motivam crimes terríveis, colocando em risco vidas inocentes.
“Não permitiremos mais isso. Esse crime aconteceu perto de um ponto de ônibus cheio de trabalhadores. Antes disso, aconteceu um tiroteio em um posto de gasolina”, contou Vitório Júnior.
Ataque colocou em risco trabalhadores inocentes
De acordo com notícias publicadas na Imprensa, dois detentos foram mortos na LMG-806, em Neves. Um terceiro detento foi baleado e um outro não foi atingido e fugiu se embrenhando em um matagal às margens da rodovia. No momento do ataque os detentos seguiriam no sentido BR-040 em um veículo quando foram abordados por suspeitos em uma motocicleta, que atiraram várias vezes e fugiram.
O detento que dirigia o veículo foi baleado e socorrido no Hospital Municipal São Judas Tadeu, mas não resistiu aos ferimentos. O que estava atrás dele conseguiu sair do carro, mas foi baleado e morto na rodovia.
Foram convidados para a audiência pública em Neves nesta segunda (24) representantes das secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Governo (Segov) e de Planejamento e Gestão (Seplag), além das forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros. Também foram chamados lideranças da cidade, como o prefeito Túlio Martins Raposo e o presidente da Câmara Municipal, Edson Gonçalves Gomes.

