Notícias

Presidente da ALMG recebe comitiva consular de Angola

Tadeu Martins Leite destacou desejo de estreitar laços e celebrou escolha de Belo Horizonte para sediar festividade dos 48 anos da independência do país luso-africano.

13/11/2023 - 18:27
Imagem

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), recebeu a comitiva diplomática de Angola, país da comunidade luso-africana (falante de Português), no Salão Nobre da Casa, na tarde desta segunda-feira (13/11/23).

Mateus de Sá Miranda Neto, cônsul-geral da República de Angola no Rio de Janeiro (cuja jurisdição abrange Minas Gerais e Espírito Santo), destacou as relações amistosas com nosso País, lembrando que o Brasil foi a primeira nação do mundo a reconhecer Angola como estado livre e soberano, após a proclamação da sua independência, em 11 de novembro de 1975.

O cônsul enfatizou que, neste ano de 2023, pela primeira vez, a celebração dos 48 anos da independência angolana será realizada em Belo Horizonte. No Brasil, a festividade sempre foi no Rio de Janeiro, onde se localiza sede do consulado geral. A escolha a Capital mineira para a comemoração tem o propósito de fortalecer as relações de Angola com Minas Gerais nas mais diversas áreas.

Na visão de Mateus de Sá Miranda Neto, trazer a festa da independência de Angola para Belo Horizonte “é um grande marco, pois podemos estar juntos dos empresários de Minas Gerais, com quem queremos estabelecer, cada vez mais, laços estreitos, porque precisamos desses empresários para contribuir naquilo que nós chamamos de fatores de desenvolvimento do nosso país”, concluiu o cônsul-geral.

O relacionamento salutar entre os dois países também foi registrado pelo presidente do Parlamento mineiro. Tadeu Martins Leite ressaltou sua satisfação em receber a visita, assim como seu desejo de que o Legislativo estadual colabore para que Minas Gerais amplie mais e mais os laços com Angola. O chefe da ALMG ainda celebrou a escolha de Belo Horizonte para a festa dos 48 anos da independência angolana.

A deputada Macaé Evaristo (PT) e o deputado Adriano Alvarenga (PP) também participaram da reunião, que ainda contou com a presença do cônsul-geral honorário da República de Cabo Verde no Rio de Janeiro, Pedro Antonio dos Santos.

Macaé Evaristo também saudou esse esforço de proximidade com Angola. “Hoje precisamos avançar na aproximação Sul-Sul, focando no desenvolvimento sustentável. Minas tem uma agricultura pujante, e isso pode produzir muita colaboração com Angola. Também podemos cooperar do ponto de vista da pesquisa, da educação. Temos um desafio que é implementar a história da África e dos africanos nos currículos escolares do Brasil, e essa cooperação entre as universidades angolanas e de Minas Gerais pode contribuir muito para que a gente avance nessa correlação”, avaliou a parlamentar.

 

Visita oficial do cônsul-geral de Angola no Rio de Janeiro à ALMG

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine