Renegociação da dívida de Minas é destaque em reunião solene
No encontro que marca fim do ano legislativo, parlamentares enfatizam papel da ALMG na busca de solução para dívida do Estado.
20/12/2024 - 11:45Em Reunião Solene de Plenário nesta sexta-feira (20/12/24), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), encerrou o segundo ano da 20ª Legislatura (período de quatro anos para os quais os parlamentares são eleitos).
O intenso trabalho da Assembleia de Minas neste ano de 2024 pode ser descrito em números: foram 903 reuniões nas 26 comissões que funcionaram na Casa (22 permanentes e 4 extraordinárias). Dessas, 265 foram audiências públicas, 35 audiências de convidados, além de 6 debates públicos e 19 reuniões fora da sede. As comissões também realizaram 37 visitas técnicas.
Ao longo da reunião solene de encerramento, além do presidente Tadeu Leite, também se pronunciaram os deputados Sargento Rodrigues (PL), Adriano Alvarenga (PP) e a deputada Beatriz Cerqueira (PT). Em especial, eles destacaram o protagonismo da ALMG na renegociação da dívida de Minas Gerais com a União.
O montante da dívida chega a R$ 160 bilhões, e o governador Romeu Zema defendia, para resolver o problema, a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Muitos parlamentares se posicionaram contra a proposta e iniciou-se uma série de articulações para busca de outras saídas.
Como resultado, o Congresso Nacional aprovou o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que tem sido considerado mais vantajoso pelos parlamentares.