Remuneração da segurança pública e sobretaxa do aço motivam discursos no Plenário
Parlamentares que tomaram posse na semana passada estrearam como oradores.
11/02/2025 - 18:05Impactos da taxação do aço e reajuste salarial para servidores estaduais foram temas destacados nos pronunciamentos de parlamentares na Reunião Ordinária de Plenário da tarde desta terça-feira (11/2/25), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O deputado Sargento Rodrigues (PL) lamentou a situação salarial dos servidores da área de segurança pública em Minas Gerais, sobretudo pela ausência de reposição inflacionária na remuneração. Ele reproduziu vídeos com falas do vice-governador Mateus Simões e do governador Romeu Zema.
De acordo com o parlamentar, essas gravações demonstrariam ser possível conceder reajuste aos servidores. Considerando-se a inflação, conforme Sargento Rodrigues, os policiais militares já têm mais de 40% de perda salarial acumulada.
Em seu discurso, o deputado Caporezzo (PL) também criticou a falta de reposição salarial: “O governador Romeu Zema abandonou a segurança pública”. O parlamentar ainda expressou preocupação com o material didático disponibilizado a estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais.
Ele leu trechos de livros e apontou o que considera distorções, como a menção ao golpe militar sem referência à Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Em aparte, o deputado Bruno Engler (PL) reforçou o pedido de retirada de circulação das publicações.
Já o deputado Leleco Pimentel (PT) usou boné com a frase “O Brasil é dos brasileiros” e celebrou os 45 anos do Partido dos Trabalhadores. Alertou que as sobretaxas ao aço e ao alumínio exportados pelo Brasil, anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vão prejudicar a indústria mineira e impactar negativamente o produto interno bruto (PIB) brasileiro.
O deputado Betão (PT) reiterou as críticas às medidas de Trump e ao que considera como tentativas de reescrever a história. Ele ainda recordou o tratamento desumano enfrentado pelos brasileiros deportados dos Estados Unidos e salientou que muitos são mineiros.
Além de destacar a importância de mais mulheres no Parlamento, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) alertou sobre um julgamento agendado para esta quarta-feira (12), a partir das 13h30, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Deverá ser decidido o mérito de uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo governo estadual contra o pagamento do piso salarial profissional nacional da educação, conforme estabelece legislação estadual aprovada em 2015.
Segundo ela, apesar de ter em caixa cerca de R$ 4 bilhões de recursos da educação, o Poder Executivo estadual trabalha contra um direito fundamental da população, sobretudo da faixa mais jovem.
Em aparte, a deputada Bella Gonçalves (Psol), também usando o boné com os dizeres “O Brasil é dos brasileiros”, criticou elogios do governador ao presidente dos EUA, que anunciou as sobretaxas. “Isso ameaça quebrar empresas em Minas Gerais, como as do Vale do Aço. Querem que continuemos sendo uma república das bananas e da mineração bruta sem nenhum tipo de industrialização”, argumentou.
Novos parlamentares fazem seus primeiros discursos
Em sua estreia no Parlamento, a deputada Carol Caram (Avante) enfatizou as qualidades da cultura e da população mineiras. Também lembrou dificuldades enfrentadas por pequenos e médios produtores rurais.
“Mineiros e mineiras não podem mais esperar, precisamos ir avante”, afirmou. Ela disse que sua principal bandeira é o combate à fome. Também pretende lutar para melhorar o abastecimento de água e o acesso ao ensino de qualidade.
A parlamentar recordou sua origem no Vale do Mucuri e fez menção à própria carreira como advogada e professora, frisando que teve a chance de conhecer de perto a realidade de Minas Gerais. “Eu tenho vários sonhos para a nossa gente. Prometo incansavelmente lutar pelo meu povo, em busca de desenvolvimento e progresso”, discursou.
Carol Caram agradeceu a seu eleitorado pela confiança e frisou a alegria de compor a maior bancada feminina da história da ALMG. "Mulheres, somos o pilar da nossa sociedade, somos fortaleza, somos incríveis", declarou.
Também em sua estreia na tribuna, o deputado Lincoln Drumond (PL) agradeceu a Deus, à família, aos colegas deputados estaduais e a mentores políticos por sua chegada à Assembleia Legislativa.
Ele destacou as fortes chuvas que castigaram o Vale do Aço no mês passado, em especial Coronel Fabriciano, Ipatinga e Santana do Paraíso. Lincoln Drumond acrescentou que houve atraso do governo federal em ajudar esses municípios. “Somente depois que as críticas vieram telefonaram para as prefeituras. Mas os R$ 690 mil enviados não pagam sequer o combustível das máquinas nas ruas”, disse.

