Quarto encontro regional do Sempre Vivas será em Diamantina na segunda (25)
Escalada da violência e importância das delegacias especializadas de atendimento às mulheres são alguns dos itens da pauta.
21/03/2024 - 16:18Nesta tarde de segunda-feira (25/3/24), o Teatro Municipal Santa Izabel, na cidade de Diamantina (Central), será palco de mais uma discussão sobre a proteção e a valorização das mulheres. Esse será o quarto encontro do Sempre Vivas, evento promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), todos os anos, no mês de março.
O encontro começa às 13 horas e vai até o fim da tarde. Quem não se inscreveu online, pelo portal, pode comparecer ao local e fazer a inscrição no próprio horário do evento. O Teatro fica na Praça Dom Joaquim, 166, no Centro de Diamantina.
Patrícia Habkouk, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Justiça de Combate à Violência Doméstica do Ministério Público de Minas Gerais, e Kiria Orlandi, delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Diamantina, abrem o debate, que será mediado pela presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia, deputada Ana Paula Siqueira (Rede).
Elas vão falar sobre o tema "Escalada das violências contra as mulheres: a importância das delegacias especializadas de atendimento às mulheres (Deams) na garantia dos direitos das mulheres".
Um outro painel abordará a importância da interiorização das políticas públicas de atendimento à mulher. Entre as convidadas está Helen Buttingnol Perrela, diretora estadual da União Brasileira de Mulheres em Minas Gerais (UBM-MG) e coordenadora da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Alto Jequitinhonha.
Itens de higiene arrecadados na Assembleia foram entregues a consórcio
Na sede do Legislativo, em Belo Horizonte, mais de 400 itens de higiene pessoal foram entregues ao Consórcio de Promoção da Cidadania Mulheres das Gerais. A ação, realizada na quarta-feira (20/3/24), faz parte da programação do Sempre Vivas.
Foram doados absorventes, papel higiênico, lenços umedecidos, fraldas, algodão, soro fisiológico, sabonete, esponjas de banho, desodorante roll-on, shampoo, condicionador, entre outros itens, arrecadados entre os dias 4 e 8 de março, no Hall Administrativo da Assembleia.
O Sempre Vivas é realizado pela Assembleia em parceria com coletivos, entidades e órgãos ligados à pauta feminina, e contribui para dar visibilidade à luta das mulheres por direitos e marca o Dia Internacional da Mulher.
O Consórcio de Promoção da Cidadania Mulheres das Gerais é composto por 12 municípios do Estado e foi criado em 2008, com o objetivo de viabilizar programas sustentáveis de promoção de equidade de gênero nos municípios que a ele aderirem.
A arrecadação de doações também faz parte do programa Assembleia Solidária, que acontece desde 2011 e utiliza a força política do Legislativo para mobilizar os cidadãos, as entidades da sociedade civil organizada e as instituições públicas e privadas em torno de causas sociais.