Notícias

Publicação de livro marca aniversário da Biblioteca da ALMG

Obra sobre o ex-deputado e ex-governador de Minas Hélio Garcia foi lançada nesta terça-feira (6) no Salão Nobre da Assembleia de Minas.

06/12/2022 - 22:17 - Atualizado em 07/12/2022 - 17:52
Imagem

A segunda edição do livro "Hélio Garcia: a arte mineira de fazer política” foi lançada na noite desta terça-feira (6/12/22), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento encerra as comemorações dos 130 anos da Biblioteca Deputado Camilo Prates, do Legislativo mineiro.

Resultado de um longo trabalho de levantamento de dados da vida política do ex-deputado e ex-governador de Minas, falecido em 2016, o livro tem como base entrevistas com os ex-presidentes da República José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, e grandes amigos e políticos mineiros próximos de Hélio Garcia.

Para o autor da obra, o jornalista e professor universitário Itamar José de Oliveira, Hélio Garcia foi um político de muito afeto e grande capacidade de diálogo. “É justamente de ambiente de diálogo que o Brasil precisa hoje. O País precisa ouvir novamente a voz de Minas”, destacou.

O neto de Hélio Garcia, Lucas Garcia, agradeceu a ALMG pela iniciativa. E também afirmou que a habilidade de interlocução é extremamente necessária no atual cenário político brasileiro: “A política é a arte de somar, de buscar convergências. Aprendi com o meu avô”.

O livro foi lançado originalmente no dia 1º de agosto de 2022, na Academia Mineira de Letras. A nova edição, com conteúdo exclusivo e capa especial, fará parte da coleção Memória Política de Minas, projeto de história desenvolvido pelo Legislativo mineiro.

Deputado e servidor recebem exemplares

Imagem

Durante a solenidade, o 1º vice-presidente da ALMG, deputado Antônio Carlos Arantes (PL), e o servidor decano da Biblioteca Deputado Camilo Prates, Marcelo Batista de Moura, receberam das mãos do autor, Itamar José de Oliveira, exemplares autografados do livro.

Representando o deputado Agostinho Patrus (PSD), Arantes contou “causos” de Hélio Garcia e leu o discurso do presidente da Assembleia. “Hélio Garcia foi um articulador habilidoso e um fazedor incansável. É uma inspiração para mim e para várias gerações de políticos”, escreveu Patrus.

O deputado mencionou ainda que o livro contribui para a preservação da história política de Hélio Garcia e do próprio Estado e que a obra já faz parte do acervo da Biblioteca e está disponível para toda a população.

Presenças

Além do 1º vice-presidente da ALMG, Antonio Carlos Arantes; do autor do livro, Itamar José de Oliveira; do neto de Hélio Garcia, Lucas Garcia, compuseram a mesa de honra o ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais; o procurador de Justiça Geraldo Ferreira da Silva; o jornalista e ex-assessor de imprensa de Hélio Garcia, Márcio Fagundes; e o ex-deputado e amigo de Hélio Garcia, Carlos Eloy.

Também estiveram presentes na solenidade os ex-deputados Amilcar Martins, Márcio Cunha e Felipe Attiê; a ex-deputada Elaine Matozinhos; o deputado eleito Grego (PMN); a vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Lina Rocha; entre outras autoridades.

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine