Notícias

Projeto que institui feriado no Dia de Nossa Senhora da Piedade motiva audiência

Reunião, nesta quarta (8), às 16 horas, no Plenarinho II, vai abordar proposta para tornar feriado estadual o dia 15 de setembro.

07/05/2024 - 13:37
Imagem

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta quarta-feira (8/5/24), uma audiência pública para debater projeto de lei (PL) que visa instituir como feriado estadual o dia 15 de setembro, data na qual se comemora o Dia de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado.

A reunião, solicitada pelo deputado Leleco Pimentel (PT), vai ocorrer a partir das 16 horas, no Plenarinho II. Na ocasião, será abordado o PL 1.401/23, de autoria desse mesmo parlamentar. A matéria aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça.

Botão

Para a reunião, foram chamados o reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, padre Wagner Calegário, e a integrante do Movimento Mineiro de Fé e Política e da Pastoral Afro-Brasileira, Nanci Ramos de Menezes, entre outros convidados.

No requerimento para a audiência, o deputado Leleco Pimentel enfatizou que Nossa Senhora da Piedade foi instituída padroeira de Minas Gerais por decreto do Papa João XXIII em 1958

Posteriormente, em 2022, a Arquidiocese de Belo Horizonte, uma das maiores do Estado com 28 municípios, também a tornou oficialmente sua padroeira.

Conforme o parlamentar, na justificativa do projeto de lei, a iniciativa tem o objetivo de reverenciar a padroeira. Também é uma maneira de destacar o Santuário Nossa Senhora da Piedade. Lá está a imagem de Nossa Senhora da Piedade, do século XVIII, de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Citação

Santuário é patrimônio histórico e artístico

O Santuário Nossa Senhora da Piedade é considerado um cenário de riquíssima beleza natural. Foi erguido no alto da montanha, a 1746 metros de altitude. São 360 graus de panorama.

Do topo da Serra da Piedade se avista nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Todo o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do santuário foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Comissão de Cultura - visita ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade
“Por toda a importância para a história cultural de Minas Gerais, seu patrimônio artístico e religioso, consideramos fundamental valorizar e dar mais visibilidade à padroeira para todo o conjunto da população mineira, instituindo o dia 15 de setembro como feriado estadual. Na data, será lembrado todo esse acervo.”
Leleco Pimentel
Dep. Leleco Pimentel

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine