Notícias

Projeto prevê conscientização sobre o câncer de pele nas escolas estaduais

PL 339/23 recebeu parecer de 1º turno favorável da Comissão de Educação nesta quarta (4) e agora segue para análise do Plenário.

04/10/2023 - 11:14
Imagem

Determinar a realização de ações de conscientização sobre o câncer de pele nas escolas estaduais. Esse é o objetivo de Projeto de Lei (PL) 339/23, de autoria da deputada Nayara Rocha (PP), que recebeu, nesta quarta-feira (4/10/23), parecer de 1º turno favorável da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A matéria teve como relatora a deputada Macaé Evaristo (PT), vice-presidenta da comissão. Ela opinou pela aprovação do projeto na forma sugerida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que apresentou o substitutivo nº 1. Agora, o texto já pode seguir para análise de 1º turno do Plenário.

O projeto de lei altera a Lei 21.401, de 2014, que dispõe sobre a adoção de medidas de prevenção e combate às doenças associadas à exposição solar no ambiente de trabalho.

Em sua forma original, prevê que o poder público adotará medidas com a finalidade de promover a prevenção, o tratamento e o combate às doenças associadas à exposição solar.

Além disso, também determina que o Estado realize ações de conscientização das comunidades escolares, no âmbito da rede estadual de ensino, sobre o câncer de pele, os fatores de risco da doença associados à exposição solar e as formas de prevenção.

Por fim, muda a ementa da referida lei para “Dispõe sobre a adoção de medidas de prevenção e combate às doenças associadas à exposição solar”.

Substitutivo 1

O texto proposto pela CCJ faz adequações ao projeto original por considerar que ele adentra em responsabilidade do Executivo.

Dessa forma, passa a estabelecer como uma diretriz da referida legislação conscientizar a comunidade escolar, no âmbito da rede estadual de ensino, sobre o câncer de pele, os fatores de risco da doença associados à exposição solar e as formas de prevenção.

A relatora do projeto na Comissão de Educação corroborou esse entendimento.

Citação

Assim sendo, ela acrescentou que é crucial equipá-los com o conhecimento e os recursos para proteção efetiva da pele durante a exposição solar, o que pode ainda contribuir para reduzir os riscos de câncer de pele na idade adulta.

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia - debate sobre o plano de trabalho do tema da Edição 2023/2024 do Assembleia Fiscaliza
“Parece-nos que a medida proposta no projeto em análise é relevante porque a pele de crianças e adolescentes é particularmente sensível aos danos dos raios UV e, além disso, os jovens têm bastante interesse por atividades esportivas ao ar livre.”
Macaé Evaristo, em seu parecer
Dep. Macaé Evaristo, em seu parecer

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine