Notícias

Projeto de turismo na Cordilheira do Espinhaço pauta audiência

Iniciativa de cinco prefeituras pretende promover o atrativo e investir em estrutura e capacitação para a recepção de turistas.

13/09/2023 - 15:25
Imagem

O Projeto de Desenvolvimento Turístico Integrado e Sustentável da Cordilheira do Espinhaço será tema de audiência da Comissão de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, solicitada pela 1ª-vice-presidenta da Casa, deputada Leninha (PT), será nesta quinta-feira (14/09/23), às 16 horas, no Plenarinho II.

Ao justificar a audiência, a parlamentar argumenta que o projeto busca estimular o turismo regional ao valorizar os atrativos dos municípios mineiros localizados em torno do conjunto de montanhas, que é o segundo maior da América Latina. “Ações de promoção, capacitação e estruturação para receber melhor os turistas também estão no planejamento”, aponta.

Botão

Essa é a primeira vez, de acordo com Leninha, que a cordilheira é ressaltada como um amplo destino turístico com identidade e marca visual próprias. O projeto é fruto de parceria das prefeituras de Botumirim, Cristália, Grão Mogol, Itacambira (todas no Norte de Minas) e Turmalina (Jequitinhonha/Mucuri), com apoio do governo de Minas e de instituições públicas e privadas.

O Espinhaço

Com quase 90% de sua extensão localizada em território mineiro, a Cordilheira do Espinhaço atravessa três diferentes biomas: a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga, quando se aproxima da Bahia. Por essa razão, possui uma biodiversidade imensa, além de cânions, lagos, rios e cachoeiras. São quase mil quilômetros de extensão desde o Quadrilátero Ferrífero até o Norte de Minas, passando por vários municípios.

Em 2005, o conjunto de montanhas foi reconhecido pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera em razão da diversidade de recursos naturais. “Em Botumirim há um parque estadual onde foi avistada a rolinha-do-planalto, uma das aves mais raras do mundo, sendo, portanto, um importante destino de observação de aves”, cita Leninha, no requerimento.

O Parque Estadual de Grão Mogol, o centro histórico e a produção de vinhos na cidade também são citados como atrativos, assim como as praias de água doce e a Vila Turística de Caçaratiba, em Turmalina. Em Itacambira, cachoeiras e trilhas atraem os visitantes, bem como as praias do lago da Usina Hidroelétrica (UHE) de Irapé, em Cristália.

Na Cordilheira do Espinhaço, encontra-se também o Parque Nacional da Serra do Cipó e o Parque Nacional das Sempre-Vivas.

Dirigentes de órgãos públicos ligados ao meio ambiente e ao turismo, gestores municipais e especialistas na temática do Espinhaço são aguardados para o debate.

Municípios mineiros - Grão Mogol

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine