Notícias

Projeto Mineiranças recebe mostra de artesanato nesta segunda-feira (24)

Exposição na Galeria de Arte traz peças criadas por associação de bordadeiras e artesãos de Caeté e fica aberta até sexta (28).

20/06/2024 - 16:41
Imagem
Carrossel

A Associação das Bordadeiras e Artesãos de Caeté Historiarte expõe, na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), peças criadas com técnicas tradicionais de bordado, a partir desta segunda-feira (24/6/24).

A Mostra de Artesanato Mineiranças é uma iniciativa do Assembleia Cultural que busca a valorização da arte com temáticas ligadas à cultura do Estado. A exposição fica aberta até a próxima sexta-feira (28), das 8 às 18 horas.

O público pode apreciar e comprar diversas peças bordadas à mão com fio de algodão. São almofadas, bolsas, toalhas, necessaires, capas de cadernos, bastidores, panos de prato, caminhos de mesa e muitos outros artigos com imagens de flores, casarios e igrejas barrocas, que retratam a região de Caeté.

As bordadeiras da Historiarte usam duas técnicas para a produção das peças: o bordado livre e a bainha aberta. A primeira não segue regras rígidas e permite usar de forma intensa a criatividade em peças diversas. É o bordado mais usual na produção artesanal. Já a bainha aberta é uma técnica de tecelagem que agrupa fios de tecidos desfiados e costurados em estilo bordado.

A bainha aberta chegou em Caeté trazida pela comunidade portuguesa há mais de 300 anos, durante o ciclo do ouro. Sua preservação na região se deve às mulheres de várias gerações que repassaram, oralmente, a técnica desse ofício.

União de bordadeiras

A associação Historiarte foi criada em 2017, quando dez artesãs de Caeté se uniram após a conclusão de um curso sobre bordado. Após o registro como entidade, em 2022, foi aberta a loja e oficina do grupo, para potencializar a comercialização e a visibilidade do trabalho das bordadeiras.

A finalidade do grupo é perpetuar o bordado livre e a bainha aberta como elemento de fortalecimento da identidade cultural e tradição da cidade de Caeté. A associação tem como objetivos valorizar quem produz bordados, incentivar a criação de produtos de qualidade e gerar renda, sempre priorizando temáticas que resguardem o patrimônio histórico, material e imaterial da região.

O grupo já ministrou diversas oficinas e capacitações, participou de importantes eventos organizados pelo Sesc e Senac e apresentou seus produtos em diversas cidades de Minas. Em 2020, foi a atração do programa Viação Cipó, da TV Alterosa, e do programa Achamos em Minas, da TV Record. Em 2023, as bordadeiras participaram do programa Terra de Minas, da Rede Globo.

Alerta
Tópicos: ALMG Cultural
Programação Assembleia Cultural - junho/24

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine