Programa Pé de Meia pauta discurso em Plenário
Deputados também comentam atuação do Comando da PM e do Ministério da Saúde.
20/03/2024 - 16:11O programa Pé de Meia e a atuação do Comando da Polícia Militar e do Ministério da Saúde pautaram os discursos dos deputados na Reunião Ordinária de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (20/3/24).
O deputado Leleco Pimentel (PT) repercutiu o lançamento regional do programa Pé de Meia em Belo Horizonte na última terça-feira (19). Ele destacou a importância da iniciativa, que vai beneficiar 190 mil alunos mineiros do ensino médio com pagamentos mensais de R$ 200, além de pagamentos anuais de R$ 1 mil. O objetivo é conter a evasão escolar e estimular os jovens a concluírem o ensino médio.
No entanto, Leleco Pimentel lamentou que os jovens da educação do campo ficaram de fora do programa. Ele defendeu a importância das escolas famílias agrícolas e cobrou a definição de repasses de recursos estaduais para o custeio da alimentação desses alunos. Essas instituições funcionam em regime de internato, alternado com períodos em que os estudantes retornam para suas famílias, para colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.
Já o deputado Caporezzo (PL) foi à tribuna para criticar o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Piassi. Segundo o parlamentar, o coronel foi eleito grão-mestre da Maçonaria, função que seria incompatível com sua atuação à frente da corporação militar. Para ele, o comando da PM exige dedicação exclusiva, uma vez que o acúmulo de funções seria vedado pelo Código de Ética dos militares.
Por fim, o deputado Arlen Santiago (Avante) criticou a atuação da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ele lembrou o agravamento da epidemia de dengue em todo o País, os altos índices de mortalidade entre os indígenas ianomâmis e a crise nos hospitais federais do Rio de Janeiro, que culminou com a exoneração do secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães.
Na avaliação do parlamentar, o afastamento do secretário será prejudicial para Minas Gerais. Segundo ele, Helvécio Magalhães foi um importante interlocutor no Ministério da Saúde, tendo colaborado na resolução de vários problemas de hospitais localizados no Estado.
A pedido do deputado Betão (PT), foi feito um minuto de silêncio pela morte de três professores de Juiz de Fora (Zona da Mata) em um acidente de carro na noite desta terça-feira (19). Driely Cunha, Roberto Costa Neto e João Fernando Gonçalves de Almeida voltavam para casa depois de dar aula na Escola Estadual Maria Ilydia Resende Andrade.