Notícias

Produção mineira de queijo será destacada em audiência

Durante reunião da Comissão de Agropecuária, laticínios e produtores serão homenageados por medalhas em Mundial de Queijos realizado na França.

13/12/2023 - 17:45
Imagem

Em audiência nesta quinta-feira (14/12/23), a Comissão de Agropecuária e Agroindústria vai destacar a produção mineira de queijo, segmento que neste ano conquistou dezenas de medalhas na 6ª edição do Mundial de Queijos e Laticínios (Mondial du Fromage et des Produits Laitiers), concurso francês que ocorre a cada dois anos.

A reunião será realizada às 15h30, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e foi solicitada pelo deputado Raul Belém (Cidadania), que preside a comissão.

Botão

Durante a audiência, serão homenageados 30 laticínios e produtores mineiros, que trouxeram para Minas 11 medalhas de ouro, do total de 17 dadas a queijos brasileiros, além de muitas outras de prata e bronze. 

"É com muito orgulho que homenageamos os produtores de queijo do nosso Estado. Nosso produto artesanal e o modo como ele é produzido são reconhecidos em todo o Brasil e no exterior como uma produção de extrema qualidade", afirma o deputado.

Patrimônio imaterial

A edição de 2023 do Mundial de Queijos e Laticínios foi realizada entre os dias 10 e 12 de setembro na cidade francesa de Tours, no Vale do Loire. Mais de 1.600 queijos foram examinados na competição, avaliados por um júri de 250 profissionais de todas as partes do mundo.

Citação

Sob o comando de Roland Barthelemy, presidente da Associação Internacional do Queijo, o juri avaliou quesitos como aparência, aromas, sabores, texturas e equilíbrio para premiar os melhores.

Para a reunião foram convidados o secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Pereira Fernandes; o presidente da Emater, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, Otávio Martins Maia; e o diretor-geral do IMA, o Instituto Mineiro de Agropecuária, Antônio Carlos de Moraes.

"Devemos sempre valorizar os nossos produtores e fazer com que Minas Gerais continue sendo essa referência. Também, não posso deixar de mencionar que o modo de fazer o queijo de Minas é reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan."
Raul Belém
Dep. Raul Belém

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine