Notícias

Produção de vinhos na Serra da Mantiqueira pauta audiência

Reunião conjunta vai debater necessidades e potencial turístico e econômico da atividade.

09/08/2023 - 12:59
Imagem

Três comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) têm reunião conjunta nesta quinta-feira (10/8/23) para debater a produção de vinhos na Serra da Mantiqueira e seu potencial para incremento turístico e econômico.

O assunto será tema de audiência às 9h30, no Auditório José Alencar, realizada pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico; de Agropecuária e Agroindústria; e pela Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia.

Botão

A audiência de convidados atende a requerimento do deputado Duarte Bechir (PSD). Ele frisa que nos últimos anos a produção de vinhos mineiros na Serra da Mantiqueira tem se destacado, com a conquista de diversos prêmios que reconhecem a qualidade dos rótulos oriundos dessa região, compreendida pela cadeia montanhosa localizada entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Citação

Segundo o deputado, a audiência vai abordar a importância da produção da região e outras necessidades do setor, também relacionadas ao incremento do turismo vinculado à atividade e à disponibilidade de crédito e incentivo governamental,  para estimular o avanço da cadeia produtiva do vinho.

Minas abriga cerca de 60% das cidades da Mantiqueira e entre os convidados para o debate estão representantes das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Cultura e Turismo.

E ainda representantes das Empresas de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-MG); além do Sindicato da Indústria do Vinho do Estado de Minas Gerais (Sindvinho).

Feira e Prosa do Campo à Mesa
“Não obstante o sucesso já angariado por vinhos da região, torna-se imprescindível discutir e avaliar as necessidades que envolvem o desenvolvimento dessa atividade, notadamente questões de acesso para o escoamento da produção, qualificação de mão-de-obra e tratamento tributário diferenciado.”
Duarte Bechir
Dep. Duarte Bechir

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine