Procuradoria debate violência contra mulheres negras
Encontro nesta terça-feira (19) também vai abordar atuação do TJMG no enfrentamento da violência doméstica.
18/09/2023 - 09:10A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discute nesta terça-feira (19/9/23) a violência contra as mulheres negras e o enfrentamento da violência doméstica. O 6º Encontro com a Procuradoria da Mulher será realizado a partir das 14h, no Auditório SE, e terá transmissão ao vivo pelo YouTube.
As convidadas do encontro são a diretora-presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais, Marolinta Dutra, que vai falar sobre a violência contra as mulheres negras; e a desembargadora Evangelina Castilho Duarte, que vai abordar a atuação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) no enfrentamento da violência doméstica.
A Procuradoria da Mulher foi criada em 2021 para colaborar com o enfrentamento das discriminações e violências, por meio do recebimento e da análise de denúncias e do encaminhamento dos casos aos órgãos competentes.
Os objetivos da série de encontros com especialistas são promover o diálogo entre o Poder Legislativo e os públicos ligados a esse tema; disseminar informações sobre políticas públicas voltadas para as mulheres; e incentivar a criação de procuradorias da mulher no âmbito dos municípios.
No último encontro, a procuradora da Mulher da ALMG, deputada Ione Pinheiro (União Brasil), destacou a importância desse serviço, que presta esclarecimentos para as mulheres. “Não podemos perder nossa esperança. Temos recebido vários convites de cidades que estão instalando a sua procuradoria. Nosso trabalho é lento, é árduo, mas está acontecendo”, afirmou.