Procuradoria da Mulher debate exploração infantil e relacionamentos abusivos
Evento, aberto ao público, será realizado nesta segunda-feira (13), na sede da Assembleia Legislativa.
10/05/2024 - 12:00Nesta segunda-feira (13/5/24), a partir das 14 horas, a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove um debate sobre relacionamentos abusivos, estupro virtual e combate à exploração sexual infantil. Esses assuntos estão na pauta dos Encontros com a Procuradoria da Mulher.
O evento será realizado no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo (rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho). O encontro é aberto à participação do público, com transmissão ao vivo também pelo canal da Assembleia no Youtube.
O promotor Mauro Ellocitch, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), será o primeiro expositor. Exploração sexual infantil e estupros virtuais estão entre os principais crimes investigados pelo Gaeciber.
O tema “relacionamentos abusivos” será tratado pela procuradora e criminóloga Jerusa Drummond. A convidada é fundadora do projeto Chore em Movimento, que oferece aconselhamento a vítimas de relacionamentos abusivos, e do podcast Jerusa Defende, que trata de questões emocionais e jurídicas que envolvem situações de violência doméstica.
Iniciativa da Assembleia trata da equidade de gênero
Os Encontros com a Procuradoria da Mulher fazem parte da iniciativa da ALMG de buscar, de forma contínua, a efetividade das políticas públicas, das ações e dos programas voltados para a equidade de gênero e para o enfrentamento da violência contra a mulher.
Os encontros também consolidam o papel da Procuradoria da Mulher da ALMG, criada por meio da Resolução 5.590, de 2021, como parte de uma estratégia de fortalecimento da atuação política das deputadas e de atendimento de demandas relativas à discriminação e à violência contra a mulher.
A deputada Ione Pinheiro (União) é a atual procuradora-geral, e a deputada Delegada Sheila (PL) ocupa o cargo de procuradora-adjunta.
Além de atividades na Capital, este ano a Procuradoria já realizou encontros em Sarzedo, Ibirité e Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com temas diversos.
O encontro desta segunda-feira (13) seria o primeiro da série de 2024, e havia sido marcado para o dia 2 de abril, mas precisou ser adiado por causa da agenda dos especialistas convidados.