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Procon lança a campanha #desligueotelefone

Objetivo é evitar os golpes aplicados por telefone principalmente contra idosos.

13/03/2023 - 10:21
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Na Semana do Consumidor, de 13 a 17 de março, o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lança a campanha inédita no País #desligueotelefone, para conscientizar os consumidores, principalmente os idosos, sobre os riscos de se cair em ciladas financeiras a partir de ligações telefônicas, e-mails ou contatos feitos por aplicativos de mensagens.

Dados da instituição mostram que a grande maioria dos golpes, incluindo empréstimos fraudulentos, são aplicados a partir de um contato virtual, no qual os criminosos convencem a vítima a informar dados sensíveis de suas contas bancárias, como a senha e o código de segurança do cartão de crédito, por exemplo, clicarem em links falsos e realizarem operações financeiras contra si próprias.

Alerta

“É uma medida radical, mas necessária diante do ambiente de insegurança e abusos cometidos contra uma parcela extremamente vulnerável da população. Esses crimes têm afetado gravemente a estrutura financeira de muitas famílias brasileiras e precisam ser enfrentados de forma vigorosa”, alerta o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa.

Dados do Serasa mostram que atualmente 69,8 milhões de brasileiros estão inadimplentes. São 247 milhões de dívidas em atraso, acumulando um montante de R$ 311 bilhões.

As ações dessa campanha visam motivar os consumidores a:

  • Evitar contrair empréstimos contra a sua vontade.
  • Impedir que golpistas usem seus dados para clonar cartões de crédito.
  • Proteger os idosos contra os mais variados tipos de fraude.
  • Garantir a estabilidade do orçamento familiar.

Situações suspeitas

Para que isso aconteça, é muito importante que os adultos que convivem e cuidam de seus idosos fiquem extremamente atentos às ligações telefônicas e mensagens recebidas. O coordenador do Procon ensina qual deve ser o comportamento do consumidor ao receber uma ligação:

  • Se a pessoa se identificar como gerente do banco, diga que prefere conversar pessoalmente com ela e desligue o telefone.
  • Se a pessoa disser que é do setor de segurança do banco e que houve uma movimentação atípica na sua conta, desligue o telefone.
  • Se a pessoa disser que é da central de atendimento e que foi detectada uma compra de alto valor em seu cartão de crédito, desligue o telefone.
  • Se a pessoa te oferecer algum produto ou serviço ou disser que você tem direito a devolução de juros e seguros cobrados indevidamente, desligue o telefone.
  • Se a pessoa disser que você está com o nome negativado no SPC ou Serasa, desligue o telefone.

Lembrando que os cuidados para evitar a continuidade da conversa devem ser tomados também nos contatos feitos por aplicativos de mensagens ou por e-mail.

Marcelo Barbosa lembra que os criminosos possuem muitos dos nossos dados pessoais, então eles provavelmente sabem o CPF, o endereço, a data de nascimento e o número da conta bancária da vítima em potencial. Eles citam esses dados para tentar convencer a pessoa de que são quem alegam ser e, com isso, conquistar sua confiança e convencê-la a dizer ou digitar sua senha ou mesmo realizar uma operação bancária. Geralmente são pessoas bem articuladas, pacientes e preparadas para ganhar aos poucos a confiança das vítimas.

As iniciativas para a efetivação da campanha incluem palestras em associações e grupos da chamada “terceira idade” e outros de interesse; encontros com representantes de procons municipais; divulgação de releases para serem publicados nos meios de comunicação de massa; mensagens de alerta nas redes sociais da ALMG, como Facebook, Twitter e Instagram; distribuição de panfletos em pontos estratégicos com concentração de consumidores; afixação de cartazes nas instalações de órgãos de defesa do consumidor; repasse do material impresso e digital para ser replicado pelas entidades interessadas.

Também são previstas reuniões com o meio político para sugerir mecanismos legais em nível nacional para proteger o consumidor das abordagens comerciais por telefone, além de articulação com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor para pressionar instituições financeiras a abolirem o contato telefônico para oferecerem produtos e serviços a seus clientes e ao mesmo tempo modernizarem seus sistemas de segurança. Isso tendo em vista o disposto no Parágrafo VI do artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, que define como um direito básico do consumidor a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos.

A campanha #desligueotelefone é mais uma ação do Procon Assembleia em sua missão de promover o exercício pleno da cidadania, em consonância com o Direcionamento Estratégico “Assembleia 2030” da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Fotos que mostram o cotidiano dos idosos em Belo Horizonte

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