Problemas do Norte de Minas pautam discursos na Reunião Ordinária
Parlamentares cobram soluções para problemas como seca, violência e falta de infraestrutura na região.
13/12/2023 - 16:35Problemas do Norte de Minas motivaram os discursos dos deputados na Reunião Ordinária de Plenário realizada nesta quarta-feira (13/12/23), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os parlamentares abordaram a seca, a violência e a necessidade de investimentos públicos na região.
O deputado Ricardo Campos (PT) criticou o governador Romeu Zema pelo discurso proferido na solenidade de comemoração do Dia dos Gerais, em Matias Cardoso, na sexta-feira (8). O parlamentar disse que a região espera investimentos em obras como a Ponte de Manga, a Estrada da Produção e novas subestações de energia.
Por sua vez, a deputada Bella Gonçalves (Psol) lamentou a morte de um indígena xacriabá em São João das Missões no sábado (9). Segundo a parlamentar, o jovem de 25 anos foi assassinado em uma ação da Polícia Militar, que foi seguida pela prisão de outros nove jovens xacriabás.
De acordo com a parlamentar, após esse episódio, o clima na aldeia xacriabá é de terror. “Os policiais entraram nas casas dos indígenas, hostilizando as pessoas. É lamentável que continuemos construindo um Estado com sangue indígena nas mãos”, afirmou. A deputada defendeu a realização de investigações imparciais que apurem a responsabilidade pelo assassinato.
Já o deputado Doutor Jean Freire (PT) falou sobre a seca no Vale do Jequitinhonha. Segundo ele, várias comunidades rurais da região enfrentam sérias dificuldades devido à falta de água. “No povoado de Canoas, em Novo Cruzeiro, eu vi homens e mulheres carregando pedras, fazendo penitência para pedir chuva”, afirmou.
Outro problema levantado pelo parlamentar é a redução do volume de água da barragem de Setúbal, em Jenipapo de Minas. “Falta água de qualidade para o povo beber, mas não falta água para molhar a estrada para os caminhões de lítio passarem”, denunciou, em referência à produção desse mineral no Estado. Segundo Doutor Jean Freire, a monocultura do eucalipto contribuiu para agravar a escassez de água na região.
Skate em Uberlândia
O deputado João Júnior (PMN) comemorou a aprovação do Projeto de Lei (PL) 670/23, na Reunião Extraordinária de Plenário realizada na manhã desta quarta-feira (13). A proposição, de autoria da deputada Bella Gonçalves, reconhece como de relevante interesse cultural a tradição da prática de skate em Uberlândia (Triângulo Mineiro). Ele destacou a importância desse esporte para a cidade.