Presidente visita Central de Transmissão em Tempo Real da TV Assembleia
Deputado Tadeu Martins Leite (MDB) conheceu o novo ambiente e suas modernizações tecnológicas.
04/09/2023 - 10:42O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), conheceu, na manhã desta segunda-feira (4/9/23), as instalações da nova Central de Transmissão em Tempo Real (CTTR) da TV Assembleia. Além dele, diretores, gerentes e servidores também acompanharam a visita ao ambiente, que marcou o início das atividades do espaço situado no Palácio da Inconfidência, em Belo Horizonte.
O chefe do Parlamento mineiro conheceu a estrutura e os novos recursos disponíveis para as transmissões. Em entrevista à TV Assembleia, ele parabenizou todos os envolvidos no trabalho e falou sobre a importância da modernização. “A Central dá mais informações para as pessoas, que podem não só acompanhar, mas também interagir com as comissões, com os parlamentares”, exemplificou.
Além disso, o presidente destacou o caráter dialógico das novidades e considerou que se trata de “um esforço para que a Assembleia se modernize e inove cada vez mais, mas principalmente aproxime a ALMG das pessoas nos quatro cantos de Minas Gerais”.
O diretor-geral da ALMG, Cristiano Felix dos Santos Silva, manifestou sua alegria em realizar a entrega do novo espaço e afirmou que a iniciativa “é um sonho de muitos anos”.
Modernização possibilita transmissões para TV e redes sociais
O gerente-geral de Radiodifusão e responsável pela CTTR, Marcos Amaral Rainho, explicou que antes a Casa tinha capacidade para transmitir, simultaneamente, uma reunião de Plenário e duas de comissões. Com a instalação da central, a capacidade foi ampliada para sete ambientes: Plenário, quatro Plenarinhos, dois auditórios e o Salão Nobre. Ele disse, ainda, que as câmeras são de alta definição e controladas remotamente e que a performance da geração de imagens é garantida por servidores de vídeo.
Marcos Rainho salientou que o novo espaço atende a dois tipos de entrega: as transmissões ao vivo ou gravadas da TV e as que são veiculadas por redes sociais. De acordo com ele, uma das novidades, sugerida pelos gabinetes, diz respeito à geração de imagens no formato 9:16, mais utilizado pelo Instagram.
Tecnologia começou a ser implantada em 2010
Desde 2010, o Plenário já possui quatro câmeras que permitem a transmissão da TV Assembleia, atendendo a demanda dos deputados para diminuir a circulação de pessoas e equipamentos no espaço.
Em 2010, o Plenarinho IV recebeu câmeras para transmissão ao vivo e via web. Em 2020, essas câmeras foram substituídas por outras mais modernas, que também foram instaladas no AJA, permitindo qualidade de imagem e transmissão via TV como no Plenário.
Os demais Plenarinhos e o Auditório SE tiveram webcams mais simples instaladas em 2017, atendendo à demanda de transmissão via web. Já o Salão Nobre passa a ter câmeras a partir de agora.