Presidente do Tribunal Regional Eleitoral será homenageado pela Assembleia
Octavio Boccalini tornou-se cidadão honorário de Minas Gerais e receberá a medalha da Ordem do Mérito Legislativo.
15/03/2024 - 14:18O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, será homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (18/3/24) em Reunião Especial que será realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, a partir das 19 horas.
A primeira signatária do requerimento para a realização da homenagem é a deputada Maria Clara Marra (PSDB), atual vice-presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e vice-líder da Bancada Feminina da ALMG. O documento também é assinado por outros 41 parlamentares.
Nascido em São Paulo (SP) e radicado em Minas Gerais há 30 anos, Octavio Boccalini tornou-se cidadão honorário de Minas Gerais por meio da Resolução 5.616, de 22 de fevereiro de 2024. Durante a Reunião Especial desta segunda-feira, a homenagem será formalizada com a entrega de uma placa e o desembargador também receberá a medalha da Ordem do Mérito Legislativo, pelos relevantes serviços prestados ao Estado.
No requerimento apresentado para justificar a homenagem, a deputada Maria Clara Marra ressalta que o desembargador Octavio Boccalini contribuiu para a Justiça mineira em diversas regiões do Estado, na medida em que foi juiz em Silvianópolis (Sul), Espinosa (Norte), Monte Azul (Norte), João Pinheiro (Noroeste), Pouso Alegre (Sul), São Gonçalo do Sapucaí (Sul), Itajubá (Sul) e Belo Horizonte.
"Para mim, conceder essa honraria ao Dr. Octávio é reconhecer não apenas sua competência profissional, mas também sua profunda conexão com Minas Gerais. Sua trajetória exemplar é um testemunho do que significa ser um cidadão ativo e comprometido com o progresso de nossa terra. Sua dedicação ao serviço público e à promoção da justiça e da democracia demonstra seu compromisso inabalável com o serviço público e o bem-estar de nossa sociedade", afirmou a deputada.
Octavio Boccalini ingressou na magistratura mineira em 1993, tornando-se desembargador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 2014. Preside o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais desde 15 de junho de 2023.
Antes disso, atuou como juiz presidente da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral de Belo Horizonte em 2008, tendo sido eleito para a Corte Eleitoral pela primeira vez em 2020. Foi ainda vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Tribunal mineiro e, mais recentemente, foi eleito presidente do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais.