Presidente da ALMG se reúne com representantes da Embaixada dos EUA
Foram debatidas possíveis soluções para a dívida do Estado com a União e a parceria Minas-EUA.
11/03/2024 - 16:47O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), recebeu nesta segunda-feira (11/03/24), no Salão Nobre, a visita do primeiro-secretário na seção política da Embaixada dos Estados Unidos (EUA) em Brasília, Alexander Gupman.
Também participaram do encontro a cônsul dos EUA em Belo Horizonte, Katherine Ordoñez, e a especialista em Engajamento Público da Embaixada dos Estados Unidos na Capital mineira, Cynthia Rocha. Em pauta, a dívida de Minas com a União, o panorama político no Estado e as pautas prioritárias do Legislativo Mineiro para os próximos meses.
“Minas Gerais é um estado muito importante para nossos objetivos aqui no Brasil. É por isso que temos uma presença no Estado já há muitos anos. Para nós, ter uma relação diretamente com a Assembleia Legislativa vai fortalecer a parceria e trazer mais laços entre nossos países”, afirmou a cônsul.
Além de buscar uma solução para a dívida do Estado com a União, o presidente da ALMG destacou que o tema “crise climática” deve pautar o trabalho da Casa até o final do ano. Tadeu Martins Leite falou sobre a realização de um seminário técnico sobre a crise climática em Minas, cujo lançamento será na próxima quinta-feira (14).
“Para o governo norte-americano, estar de olho nas mudanças climáticas é muito importante. Buscamos compartilhar boas práticas e estabelecer parcerias”, destacou Katherine Ordoñez.
Relação comercial – De acordo com a Agência Minas, em 2022, o Estado foi responsável por 11% das exportações brasileiras para os Estados Unidos, totalizando R$ 4,1 bilhões. Minas Gerais também foi responsável por 5% das importações brasileiras junto aos EUA, no valor de R$ 2,3 bilhões.