Presidente da ALMG ressalta poder do voto para fortalecimento da democracia
Deputado Tadeu Leite (MDB) votou em Montes Claros, no Norte do Estado, e salientou que o cidadão tem um grande poder em mãos ao comparecer às urnas.
06/10/2024 - 12:50O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), registrou seu voto para prefeito e vereador em sua cidade Natal, Montes Claros (Norte de Minas), nas eleições municipais deste domingo (6/10/2024). Na oportunidade, o líder do Legislativo estadual ressaltou a importância do comparecimento às urnas, enfatizando o poder do voto representa nas mãos do cidadão.
Tadeu Leite ponderou, ainda, sobre o valor de se envolver em todo o processo eleitoral, visando ao voto consciente e a combater informações falsas ou equivocadas.
"É muito importante cada um ir às urnas com a consciência de que o voto é o maior instrumento de poder nas mãos das pessoas. É através dele que construímos o futuro e o desenvolvimento das nossas cidades, do nosso Estado e do nosso País. Por isso, participar ativamente do processo eleitoral, procurando conhecer os candidatos e combatendo a desinformação, é garantir que nossa democracia continue forte, representativa e justa", avaliou o presidente Tadeu Leite.
Com o sexto maior colégio eleitoral do Estado, Montes Claros é um dos oito municípios mineiros que, pela quantidade de eleitores aptos a votar, podem ter segundo turno. Os demais são: em primeiro lugar, a Capital Belo Horizonte; seguida de Uberlândia (Triângulo): Contagem (RMBH); Juiz de Fora (Zona da Mata); Betim (RMBH), Uberaba (Triângulo) e Ribeirão das Neves (Região Central).
Segundo Turno será em 27 de outubro
De acordo com a legislação eleitoral, em municípios com mais de 200 mil eleitores, para ser vitorioso, o concorrente a prefeito deve ter, no mínimo, 50% + 1 dos votos. Caso nenhum dos candidatos alcance esse número, os dois primeiros colocados voltam a disputar o cargo no turno complementar. Nas cidades em que houver segundo turno, o pleito será no domingo, 27 de outubro, das 8h às 17 horas.