Presidente da ALMG participa de congresso com prefeitas e prefeitos recém-eleitos
Em evento da AMM nesta terça (12), deputado Tadeu Leite saudou novos gestores enfatizando disposição do Legislativo em apoiar os municípios.
12/11/2024 - 18:48Debater o futuro dos municípios mineiros após as eleições deste ano, permitindo que novos prefeitos e prefeitas ou gestores reeleitos conheçam experiências e inovações que contribuam para uma administração eficiente e sustentável. Esse é o propósito do 7º Congresso Mineiro de Novos Gestores, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no Expominas, nesta terça-feira (12/11/24). O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), integrou a mesa de honra na abertura do evento.
Ao saudar as novas e os novos gestores dos municípios, Tadeu Leite ressaltou a disposição de todos os parlamentares da Assembleia em dialogar para que cada município tenha uma gestão exitosa no mandato que se inicia em 2025. Defendendo o valor do municipalismo, ele afirmou que a meta de todos, prefeitos e legisladores, é a mesma: atender às necessidades da sociedade mineira.
“Trabalhamos para transformar intenções e demandas em resultados. Só conseguimos fazer isso com fé em Deus, muito trabalho, dialogando com todos e ouvindo a população", destacou.
O presidente da Assembleia lembrou que, por meio do trabalho com o Governo do Estado e a AMM, conseguiu-se desbloquear R$ 7 milhões em recursos da saúde parados nas contas dos municípios. "Quando discutimos o endividamento de Minas, em parceria com o governo estadual, para tentar uma solução para o problema da dívida, estamos fazendo o trabalho que a população espera de nós”, avaliou.
Além do presidente do Legislativo estadual, diversos deputados e deputadas da Assembleia de Minas compareceram ao congresso, que ainda foi prestigiado pelo governador em exercício, Mateus Simões (Novo) e pelo chefe do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ramom Tácio de Oliveira, que, com outros dois colegas do TRE, recebeu homenagem da AMM. Também estiveram presentes representantes de entidades públicas e privadas do Estado, como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), correalizador do evento.
Neste ano, a taxa de renovação nas gestões municipais foi superior a 50%. Dos 853 municípios mineiros, 456 elegeram candidatos estreantes, enquanto 397 reelegeram os prefeitos atuais.
O 7º Congresso Mineiro de Novos Gestores segue nesta quarta-feira (13), das 8h30 às 18h30, com diversas palestras abordando temas de interesse dos gestores, como desenvolvimento, investimentos, sustentabilidade, governança e outros.
Mulheres municipalistas
Na abertura do Congresso, foi oficializado o lançamento do Movimento Mulheres Municipalistas de Minas Gerais, endossado pela prefeita reeleita de Contagem e ex-deputada da ALMG, Marília Campos (PT). Ela enfatizou a necessidade de ampliar a participação delas na vida pública.
“Nós, que somos a maioria na população do País, queremos mais mulheres na política e esperamos que este movimento de mulheres municipalistas seja inspirador e sirva como estímulo para que mais mulheres sejam vereadoras e prefeitas. E que essas eleitas sejam comprometidas com o municipalismo, porque precisamos fortalecer a economia das nossas cidades. Parabéns Mulheres!" disse ela.
Em 2024, Minas Gerais elegeu 68 mulheres prefeitas. O número de gestoras municipais continua muito inferior ao de homens. Elas representam apenas 7,9% do total, abaixo do percentual nacional, de 13%.

